Brasil

Semana Santa Encenação da Via-Sacra marca Semana Santa em Murtinho

Porto Murtinho
Semana Santa
Encenação da Via-Sacra marca Semana Santa em Murtinho
Mais que rezar e meditar os episódios mais marcantes da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, os fiéis que participaram da Via-Sacra encenadas por jovens atores de Murtinho, nesta Sexta-feira Santa, puderam reviver a história do Salvador. Personagens principais e figurantes devidamente caracterizados, produção que emocionou os presentes.
A peregrinação começou na Praça Thomaz Laranjeira, centro da cidade, culminando sobre o aterro do dique de proteção contra as cheias do rio Paraguay. Crianças, jovens e adultos que representaram diferentes momentos de provação vivida por Jesus de sua prisão para a sua crucificação e sepultamento. Apesar da chuva que caiu antes da apresentação não desanimou os fiéis que compareceu em grande número para prestigiar o ato.
Via Crucis – A via crúcis é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz que vai do Pretório até o Calvário. Os fiéis percorrem mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.
Durante todo o percurso, muita emoção entre os participantes da celebração, que relembra o percurso de Jesus Cristo em direção ao Calvário, onde foi crucificado.
As 14 estações foram recordadas ao longo da Praça Thomaz Laranjeira pelos jovens do grupo Artes em Cenas, o papel de Jesus Cristo foi representado pelo ator Afonso Lima.
“Participar dessa encenação é reafirmar a minha fé. Sinto-me completamente apaixonado pela história de Jesus Cristo, como se estivesse revivendo o momento de sua morte mais de 2000 anos depois”, destacou Afonso Lima para a reportagem.
Para o coordenador da encenação da Paixão de Cristo em Murtinho, Humberto Torres, comenta que “com trabalho e dedicação vencemos os desafios diários de nossa vida. Jesus nos inspira, pois, assim como ele, também podemos superar os problemas, principalmente se caminharmos na fé, sempre acompanhados Deus. É uma tradição para as pessoas da comunidade fazer isso, ano após ano, apresentar a encenação Via Crucis que contou com a ajuda de muitas pessoas que se juntaram a nós. O objetivo é muito significativo, porque buscamos a reflexão do ser humano, seja católico ou não. É sobre Jesus morreu na cruz por nossos pecados”, concluiu Humberto.
“Aproveite estes dias santos para refletir, especialmente para celebrar a Páscoa. Essa atitude não se torne apenas momentaneos esquecendo o seu significado espiritual. Venham para a igreja com a família, crianças e jovens para fazer parte das orações para Deus”, disse o padre Erasmo Duarte ao final da apresentação da Paixão de Cristo.
Já o prefeito municipal Heitor Miranda (PT), ao lado do vice-prefeito José Gomes Sobrinho, o Malaquias, do deputado estadual Paulo Corrêa, parabenizou os jovens que desempenharam o papel teatral para oferecer ao povo a relembrar o sofrimento de Jesus do Pretório ao Calvário. Em sua palavras o prefeito prometeu investir na politica pública de formação de atores teatrais em Murtinho para que possa enriquecer e descobrir novos talentos.
A encenação da Paixão de Cristo que se realiza todos os anos é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com a Igreja Matriz Coração de Jesus.

IMG_0252

IMG_0272

IMG_0277

IMG_0278

IMG_0285

IMG_0295

IMG_0296

IMG_0320

IMG_0350

IMG_0378

IMG_0389

IMG_0396

IMG_0407

IMG_0419

IMG_0436

IMG_0439

IMG_0450

IMG_0453

IMG_0475

IMG_0489

IMG_0503

Comentarios

Más popular

Arriba