Otros

Projetos de 172 municípios serão avaliados pelo Minha Cidade Inteligente

Projetos de 172 municípios serão avaliados pelo Minha Cidade Inteligente

O programa Minha Cidade Inteligente, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), recebeu 172 projetos de municípios interessados em implantar o uso da rede de fibras ópticas e soluções tecnológicas. As inscrições foram encerradas no dia 30 de junho.

Com a rede de fibras ópticas, será possível conectar à internet órgãos públicos e praças de acesso livre a fim de modernizar a gestão e facilitar o acesso aos serviços do município pela população. Já as soluções de cidades inteligentes podem ser usadas, por exemplo, para o monitoramento de áreas como transporte, segurança e iluminação pública.

Na próxima fase do programa, os projetos serão avaliados de acordo com os critérios estabelecidos pelo edital, que prioriza os municípios com menores indicadores de acesso à internet e contempla os serviços que serão oferecidos ao cidadão com o uso da rede, além da sustentabilidade da proposta. A classificação das cidades deve ser publicada em 1º de agosto.

Critérios

Segundo o edital, os municípios serão divididos em três categorias, de acordo com o tamanho da população: pequeno (menor que 100 mil habitantes), médio (entre 100 mil e 1 milhão de habitantes) e grande (mais de 1 milhão de habitantes).

A diretora de Infraestrutura para Inclusão Digital do MCTIC, Eloá Mateus, explica que esses critérios vão orientar a implantação da rede de fibras e das soluções de cidades inteligentes.

“Dentro do orçamento que vai ser destinado ao programa, as cidades pequenas vão contar com o mínimo de 30% dos recursos, as médias terão pelo menos 50% e as cidades grandes ficarão com até 20% dos investimentos. Como o edital já indica o valor máximo que deve ser reservado aos municípios de cada categoria, isso vai permitir calcular quantas cidades vão ser atendidas”, afirma.

Depois da classificação das propostas, o MCTIC, baseado nas demandas encaminhadas pelas cidades, vai montar o modelo tecnológico do programa, que consistirá nas soluções de cidades inteligentes que vão ser recebidas pelos municípios contemplados.

Minha Cidade Inteligente

O Minha Cidade Inteligente é uma evolução do programa Cidades Digitais, lançado em 2012, que escolheu 342 cidades em duas chamadas públicas para receber rede de fibras ópticas.

Fonte: Dourados Agora

Comentarios

Más popular

Arriba