Prefeito eleito em MS aciona Justiça e desembargadora determina posse com urgência

Prefeito eleito em MS aciona Justiça e desembargadora determina posse com urgência

A desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges estipulou esta quarta-feira (28) como último dia para posse do prefeito e vice eleitos em Tacuru, Carlos Alberto Pelegrini e Marcelo Veterinário, ambos do PMDB, que venceram eleição suplementar no último dia 4. O novo chefe do Executivo ingressou com pedido, após impasse com a Câmara Municipal e o prefeito interino que comandava a cidade, Paulo Sérgio Lopes Mello (PP), que também concorreu ao cargo.

Conforme decisão publicada no diário oficial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) desta terça-feira (27), ficou evidente a intenção da Casa de Leis em protelar a posse do peemedebista.

SAIBA MAIS
Justiça eleitoral mantém inelegibilidade de ex-candidata a prefeita e reforça multa
Eleição suplementar em Tacuru já tem 12 presos, diz delegado da Polícia Civil
“A nota de esclarecimento do Presidente interino da Câmara Municipal, de 20.6.2017, acostada aos autos demonstra a clara intenção de se retardar a posse dos eleitos, mormente quando justifica a não realização da cerimônia de posse para que seja respeitado os prazos da Justiça Eleitoral para eventual impugnação do mandato eletivo”.

Além disso, decreto legislativo informa a suspensão do expediente da Câmara Municipal de Tacuru no período de 1º a 31 de julho, em virtude do recesso legislativo, “o que torna imperiosa a designação da data da posse”.

No pedido, o prefeito eleito apontou, ainda, utilização da máquina pública em benefício privado, cujos desmandos e abusos cometidos já foram noticiados por meio de petição protocolizada no próprio TRE-MS.

Disputa
Os eleitores de Tacuru tiveram que ir às urnas novamente, após a chapa encabeçada pelo então prefeito e vice eleitos em outubro passado, Claudio Rocha Barcelos e Adailton de Oliveira respectivamente, ser cassada. Eles concorram ao pleito já com registro de candidatura indeferido.

Como à época foi concedido recurso, eles puderam assumir os cargos, mas em abril deste ano o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) manteve o indeferimento, fato que ocasionou nova disputa pelo comando da cidade.

A condenação de Adalton foi pela prática de captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos. A nova disputa foi acirrada. Carlos Alberto obteve 51% dos votos, enquanto o prefeito interino, Paulo Mello, conseguiu 49% da preferência do eleitorado.