PF faz operação para combater importação ilícita de medicamentos veterinários

PF faz operação para combater importação ilícita de medicamentos veterinários
Cerca de 150 policiais federais cumpriram 14 mandados de prisão, 14 de condução coercitiva e 39 de busca e apreensão
A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quarta-feira (11) a Operação Pales para combater a importação de insumos, produção e comercialização ilícita de produtos e medicamentos de uso veterinário utilizados na engorda de gado no estado de São Paulo.
Cerca de 150 policiais federais cumpriram 14 mandados de prisão, 14 de condução coercitiva e 39 de busca e apreensão em Barueri, Presidente Prudente e na região de São José do Rio Preto.
Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa atuava na região de São José do Rio Preto/SP e encaminhava os produtos para vários estados, especialmente para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Pará, estados produtores de carne. Parte dos insumos era contrabandeada da China e a produção era feita em laboratórios clandestinos. A comercialização se dava pela internet e por serviço de telemarketing.
O inquérito policial foi aberto em abril de 2014 e, durante as investigações, foram realizadas 13 apreensões, com a prisão em flagrante de 16 pessoas. Outros 5 laboratórios clandestinos já haviam sido fechados pela PF.
De acordo com a Polícia Federal, os presos serão encaminhados a prisões estaduais, onde ficarão à disposição da Justiça Federal: responderão pelos crimes de contrabando, crime ambiental, crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, crime de falsidade ideológica e organização criminosa. As penas variam de 1 a 15 anos de reclusão.
O nome da operação – Pales – faz referência a uma divindade da mitologia romana relacionada com a vida pastoril.
Fonte: Polícia Federal
PUBLICIDADE:
desnudate