Paranhos está entre as piores no ranking das cidades mais desenvolvidas do Brasil11

Segundo levantamento, o município de Tacuru é o menos desenvolvido do Estado; Paranhos é o penúltimo.
Fonte: Sistema FIRJAN
Conforme avaliação do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, que tem como base dados oficiais de 2013, Paranhos é o 2º pior município do Estado em matéria de desenvolvimento.
Paranhos e Tacuru aparecem na lista dos 500 piores municípios do Brasil. No ranking geral, Paranhos ocupa a posição 5.279, e Tacuru a posição 5.357. O IFDM avaliou um total de 5.517 municípios.
Fonte: Sistema FIRJAN
Paraíso das Águas, era distrito e foi emancipado em 2013, por esse motivo ficou fora do levantamento.
Mato Grosso do Sul tem dois municípios entre os cinco mais desenvolvidos da região Centro-Oeste, segundo avaliação do IFDM 2015. Costa Rica está na 3ª posição e Três Lagoas na 4ª.
IFDM
Criado pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) para acompanhar o desenvolvimento socioeconômico do país, o IFDM avalia as condições de emprego, renda, educação e saúde de todos os municípios do Brasil. Nesta edição, o índice aponta que, já em 2013, a nota brasileira, composta pelos indicadores de Educação, Saúde, Emprego e Renda, ficou em 0,7441 ponto, com aumento de apenas 0,2% na comparação com o ano anterior.
Em 2015, esse indicador de Emprego e Renda poderá atingir 0,5204 ponto – menor patamar da série – já que o país deve perder mais de um milhão de postos de trabalho formais e a renda deve avançar menos que a inflação, corroendo o poder de compra do trabalhador.
Internacional news