Papa e Trump se encontram pela primeira vez e líder católico pede paz

Papa e Trump se encontram pela primeira vez e líder católico pede paz

O papa Francisco e o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, se encontraram pela primeira vez nesta quarta-feira (24), em uma reunião em sala privada que durou cerca de 30 minutos.

Francisco pediu que o presidente dos EUA aja como um pacificador no mundo. Trump afirmou que “não irá esquecer” do que o pontífice católico disse.

Francisco foi presentado com uma caixa de livros de Martin Luther King. “Acho que você vai gostar deles, espero que goste”, disse o líder republicano ao entregar o presente.

Já Trump recebeu de presente do papa uma pequena escultura de uma oliveira, símbolo de paz. “Espero que você se torne uma oliveira e construa a paz”, disse o papa em espanhol ao presidente.

“Podemos usar um pouco de paz”, disse o americano. Trump também prometeu ao papa ler dois textos entregues pelo religioso sobre paz e proteção ambiental.

Em maio, Francisco havia criticado a política de Trump de enviar a “mãe de todas às bombas” na Síria, considerado o explosivo mais potente do arsenal não-nuclear dos EUA.

O republicano também foi criticado pelo papa durante sua campanha eleitoral, quando Francisco disse que “buscar salvadores que nos defendam com muros é perigoso”, em referência à proposta de Trump de construir um muro na fronteira entre México e EUA.