No Centro-Oeste é hora de preparar a terra para o plantio

No Centro-Oeste é hora de preparar a terra para o plantio

Hortaliças, milho e feijão são os destaques da colheita neste segundo semestre na região Centro-Oeste. Mas é tempo, principalmente, de preparar a terra para o plantio, devido à chegada das chuvas. O departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater/GO alerta para alguns cuidados. Como, por exemplo, verificar se as informações da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) estão em dia, caso o agricultor familiar precise acessar alguma linha de crédito.

CHOCADEIRA PANTANAL
PUBLICIDADE.
13226775_132649397151746_3477280541821987743_n

Outra recomendação é procurar um extensionista antes de iniciar o plantio. É o profissional quem irá avaliar a propriedade e dar todas as orientações para a escolha da cultura ideal para aquela localidade. “É importantíssimo que o produtor rural, independentemente do tamanho, procure um assessoramento técnico”, destaca o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater/GO, Antelmo Teixeira Alves,
Entre os serviços prestados por ele está a análise do solo. “É a primeira coisa que deve ser feita, pois se alguma correção tiver que ser feita, nós damos todas as orientações necessárias ao agricultor familiar para que ele tenha êxito na safra”, explica Teixeira.

Ater

De acordo com o técnico, o assessoramento deve ser planejado, contínuo e envolver quatro pilares:

– Comportamental: que tem o envolvimento da família, respeito e ênfase ao conhecimento e valores;

– Cooperação: que tem o objetivo de promover interação com mais pessoas da comunidade por afinidade de vizinhança, família ou produtos;

– Planejamento: cada propriedade tem uma realidade e necessita de tratamento específico e acompanhamento de resultados;

– Tecnologia: que envolve o novo, o conhecimento, a capacitação continuada e a conexão com o moderno e competitivo.

Segundo Antelmo Teixeira Alves, no caso dos serviços públicos de Ater, deve-se encontrar a metodologia adequada ao envolvimento das famílias rurais, para que elas percebam a relevância da assistência. “A assistência técnica é importante para que os agricultores possam caminhar para sua autonomia, para que, em algum momento, tenha a convicção de que parte da renda poderá ser reinvestida em assessoramento técnico”, acrescenta.

Fonte: MDA

PUBLICIDADE:
4f1e9f02569b857c13e0ec00c0375aff