Brasil

MS tem 38% da safra 2015/2016 de soja vendida antecipadamente

Por: Folha de Dourados

A variação do câmbio para as regiões dolarizadas – que negociam a produção agrícola em dólar – tem estimulado a venda antecipada de soja. Na primeira semana de novembro da temporada 2014/2015, apenas 18% do grão estava comercializado. As vendas avançaram 20 pontos percentuais, alcançando no início do mês, 38% da safra 2015/2016. A dinâmica de comercialização foi um dos temas abordados durante a penúltima etapa do Circuito Aprosoja, nesta quinta-feira (19), no município de São Gabriel do Oeste.

A ênfase da palestra ministrada pelo analista financeiro da Ag Rural, empresa de consultoria, Fernando Muraro Junior, no Circuito, se refere ao encerramento do ciclo de mercado, que ele explica. “Pela linha histórica de mercado, em 2016 presenciaremos o fim de um ciclo e algumas mudanças devem acontecer. Uma delas é a desvalorização do preço pago ao produtor e outra tem relação direta com a tecnologia, que facilita o fechamento de negócio e o trabalho dos investidores, momento propício para antecipar vendas”, explica o especialista.

O evento realizado pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS que, nesta etapa, contou com a parceria do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, leva aos produtores rurais informações técnicas e econômicas relacionadas ao cultivo de grãos, custos de manejo, tecnologias e mercado futuro, entre outros.

Este ano, percorreu os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim, Rio Brilhante, Sidrolândia, Amambai, Sidrolândia e Naviraí envolvendo cerca de 900 produtores rurais, técnicos e estudantes. A última etapa do evento acontecerá no dia 27 de novembro, em Campo Grande, durante o MS Agro, seminário realizado pela Aprosoja/MS e a Famasul – Fedeção da Agricultura e Pecuária de MS, que fomenta a discussão sobre a competitividade do agronegócio de Mato Grosso do Sul.
Publicidade
natal tony

Comentarios

Más popular

Arriba