MS já tem quase metade do número de notificações de dengue de todo ano passado

MS já tem quase metade do número de notificações de dengue de todo ano passado
Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde divulgado nesta quarta-feira (17) mostram que a dengue tem avançado nas cidades de Mato Grosso do Sul. Durante todo o ano de 2015 em MS foram 46.070 casos notificados da doença, o número atual é de 21.982 nas seis primeiras semanas de 2016.
Dos 79 municípios do Estado, 51 se encontram em situação de alta incidência da doença, o que é considerado quando ocorrem acima de 300 casos a cada 100 mil habitantes.
Dourados se encontra nessa condição com o registro de 1.313 notificações da doença, número que obteve um aumento considerável após a última análise com dados até o dia 30 de janeiro, no qual alcançava 612 notificações.
Conforme informações repassadas ao Dourados News nesta terça-feira (16) pelo Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), já são 507 casos confirmados de dengue na cidade. Não há registro de mortes causadas pela doença no município, porém, no Estado já ocorreram duas, ambas em Campo Grande.
Na lista de cidades com maior índice de casos da doença, Dois Irmãos do Buriti, Deodápolis e Alcinópolis lideram nesse quesito, seguidas por São Gabriel do Oeste e Paranaíba. Dourados ocupa a 34ª posição.
Várias ações tem acontecido no município no intuito de incentivar o combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador ainda das doenças febre Chikungunya e Zika Vírus.
No final de janeiro, um plano de contingência ocorreu realizado com apoio do Exército. Na ação vários imóveis em situação inadequada foram notificados e as devidas providências foram cobradas.
Os mutirões têm sido realizados em diversos pontos da cidade com o foco de prevenção. Nos últimos dias os atos aconteceram nas aldeias do município e para a próxima quinzena ocorrerá nos distritos e em área rural.