MS apresenta maior produtividade de mel do Brasil

Mato Grosso do Sul tem a maior produção de mel por colmeia do Brasil. Enquanto a média brasileira é de 18 quilos ao ano, o estado produz 52 quilos, ou seja, três vezes mais que o número nacional. O dado é da Federação de Apicultura e Meliponicultura de MS e faz parte de um estudo realizado pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

Naturalmente doce, a matéria-prima é altamente nutritivo e o potencial produtivo coloca o Estado em patamar de destaque. Para a médica veterinária e analista técnica do Sistema Famasul, Fernanda Oliveira, as características regionais potencializam a produção no estado. “Temos ambiente e espaço adequados – áreas de matas e cerrado, clima ideal e diferentes tipos de florada”, explica.

De acordo com o último levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o estado ocupa a 10ª posição do ranking de produção do país, com mais de 835 mil quilos de mel por ano. Em cinco anos a produção cresceu 21,6%.

São quase 30 mil apiários espalhados por todo o estado sendo que os municípios que mais produzem o alimento são Três Lagoas, Jardim e Chapadão do Sul. “Estamos falando de uma cadeia que exige organização na produção e na comercialização. É preciso ter gestão do apiário, boas práticas e escala de produção”, complementa.

As propriedades medicinais e ação antibacteriana presentes no mel estão entre os atrativos na comercialização deste produto. De acordo com um levantamento feito pela federação, 80% do mel produzido em Mato Grosso do Sul é vendido para outros estados. “Nas outras unidades federativas, a mel é processado. Uma parte retorna embalado e a outra segue para exportação”.

Fonte: Famasul