Jornalista critica MP e Justiça determina retirada de blog

A Associação Sul-mato-grossense de Membros do Ministério Público (ASMMP) entrou com uma ação na Justiça pedindo a retirada da internet de matérias escritas no Blog do jornalista Nélio Raul Brandão, com teor crítico aos integrantes do órgão. O juiz Paulo Afonso de Oliveira, da 2ª Vara Cível do Mato Grosso do Sul, aceitou pedido da instituição e determinou a retirada do ar do Blog do Nélio ou a prisão do jornalista.
CDE NEWS.
PUBLICIDADE
El mayor medio de comunicacion de la frontera, Ciudad del Leste e Foz do Iguaçu
i.imgur.com/removed.png
con FM CDE news
espresas del grupo www.capitanbado.com

Segundo o portal Comunique-se, a decisão foi anunciada na sexta-feira, 7, data em que foi lembrado o Dia do Jornalista. Para o Sindicato dos Jornalistas do Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS), a decisão judicial foi arbitrária e configura censura.

“Entendemos não ser razoável tirar do ar um veículo, que é o meio de trabalho do profissional em questão, usando o caráter de censura abstrata a conteúdos que ainda não foram publicados”, protestou a entidade.

Em posicionamento publicado no site do Sindijor-MS, a entidade afirmou, ainda, que “a ameaça a um veículo é, também, ameaça a todos os jornalistas e também à sociedade, em um cenário em que o retrocesso parece estar ganhando corpo”. “Não podemos concordar com decisões que firam o direito à liberdade de imprensa e nos devolvam a um tempo ao qual não queremos mais voltar”, prosseguiu o sindicato.

De acordo com o site O Jacaré, editado pelo jornalista Edivaldo Bitencourt, o juiz informou que a medida extrema é necessária porque o jornalista não cumpriu a determinação judicial para retirar matérias supostamente ofensivas contra alguns integrantes do Ministério Público Estadual (MPE).

Também em entrevista ao O Jacaré, Brandão afirmou que cumpriu as determinações anteriores de retirar do ar matérias consideradas ofensivas pelos promotores. Porém, a entidade recorreu porque ele publicou outro conteúdo, que ainda não havia sido questionada na Justiça. O jornalista anunciou que vai recorrer da decisão para manter o blog no ar.

Até o início da manhã deste sábado, 15 de abril de 2017, o Blog do Nélio segue no ar.

Home 2021


PUBLICIDADE: