Otros

Índios fecharam “Guaira-Porã” no Cone Sul de MS nessa terça

Bloqueios contra descaso na saúde aconteceram em Amambai e em Tacuru. Tráfego foi liberado no final da manhã, segundo a PRE.
Vilson Nascimento

Indígenas guarani-kaiowá fecharam, na manhã dessa terça-feira, 25 de outubro, a chamada “Rodovia Guaira-Porã” em três trechos no Cone Sul de Mato Grosso do Sul.

Os bloqueios aconteceram na MS-386 na Aldeia Amambai, entre Amambai e Ponta Porã, na MS-156 entre Amambai e Tacuru, na altura da Aldeia Limão Verde e na MS-295, trecho que liga Tacuru a Iguatemi, na região de acesso a Aldeia Sassoró.

A manifestação foi contra a Portaria 1.907 de 17 de outubro de 2016 que revogou a Portaria 475 de 16 de março de 2011, que delegava à SESAI (Secretaria Especial de Saúde Indígena) atos de gestão orçamentária e financeira.

Nos vídeos o manifesto e as reivindicações das comunidades indígenas:

Com a implantação da portaria, segundo as comunidades indígenas, o DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) de Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande, bem como os demais espalhados pelo Brasil, perdeu total autonomia financeira para assistir aos polos regionais e consequentemente as aldeias indígenas, provocando o abandono total das comunidades guarani-kaiowá.

“Essa decisão afetou a toda a comunidade. Se um patrício morrer hoje não tem nem como obter caixão para transportar, velar e sepultar, sem contar com o atendimento à saúde que ficou cem por cento parado”, disse à reportagem o grupo A Gazeta, o “capitão” da Aldeia Amambai, Italiano Vasque.

Outra reivindicação da comunidade indígena foi em relação a não renovações, até agora, de contratos com empresas fornecedoras e prestadoras de serviços para SESAI, que pode acabar provocando a suspensão dos atendimentos do polos regionais.

Na manhã dessa terça-feira funcionários da SESAI aderiram ao manifesto desenvolvido pelas comunidades indígenas.

Munidos com faixar e cartazes eles fizeram piquete em frente a CASAI e saíram em passeata até a praça central da cidade.

Na noite dessa segunda-feira (24) a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde emitiu nota informando que uma nova portaria seria pulicada nesta terça-feira (25) devolvendo a autonomia às DSEIs.

Segundo a PRE (Polícia Militar Rodoviária Estadual) o tráfego na Guaira-Porã foi restabelecido no final da manhã.

Fonte: A Gazeta News

Comentarios

Más popular

Arriba