Incerteza política faz dólar fechar em alta de mais de 2%

Prisões da Lava Jato travaram a votação de medidas importantes para a economia, como a meta fiscal de 2015, e motivaram a cautela no mercado de câmbio
Dólar avançou 2,05%, a 3,8234 reais na venda, nesta sexta-feira (iStock/Getty Images)
O dólar fechou em alta de pouco mais de 2% e foi a 3,82 reais nesta sexta-feira, marcando a maior alta semanal em dois meses, pressionado pelas incertezas políticas no Brasil. O dólar avançou 2,05%, e a alta foi acentuada pelo baixo volume de negócios. Na semana, a moeda americana saltou 3,42%, maior avanço semanal desde o início de setembro.
Na primeira semana de setembro, a moeda americana havia acumulado alta de 7,68%, num momento de intensa aversão ao risco. Foi naquele mês que o dólar foi à máxima histórica, de 4,14 reais, e que gerou forte atuação conjunta do Banco Central e do Tesouro Nacional nos mercados financeiros. “O mercado estava sendo complacente demais e percebeu agora à tarde que o (cenário) político está longe de ser tranquilo”, disse o estrategista de um banco internacional.
Uma fonte afirmou à agência Reuters que a preocupação com a votação da meta de primário do Brasil em 2015, marcada para a noite de terça-feira no Congresso Nacional, levou a presidente Dilma Rousseff a encurtar sua viagem ao exterior. Operadores citaram também notícia publicada na página da revista Época na internet afirmando que o ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), estaria começando a negociar delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na quarta-feira, a prisão de Delcídio alimentou preocupações com a possibilidade de o governo enfrentar novas dificuldades para aprovar medidas de ajuste fiscal no Congresso, mas essa apreensão perdeu um pouco de força e o mercado teve um dia de mais tranquilidade na sessão passada.
A alta do dólar também foi acentuada pela liquidez reduzida, já que muitos operadores estrangeiros estiveram afastados das mesas devido ao feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, na véspera, que deixou o mercado norte-americano funcionando em horário reduzido nesta sessão.
Bolsa – A Bovespa fechou em queda de 2,61%, a 45.917 pontos, de acordo com dados preliminares, pressionada pela apreensão de agentes financeiros com a deterioração política e fiscal no país. Na semana, o índice de referência acumulou uma perda de 4,6%, também de acordo com dados pré-ajuste.VEJA
PUBLICIDADE
AMAMBAY EMPENHO