Fiems passa a dar visto na fatura comercial de exportações para o Paraguai

Fiems passa a dar visto na fatura comercial de exportações para o Paraguai
O CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems passará, a partir de agora, a dar visto nas faturas comerciais de produtos exportados para o Paraguai, no momento da emissão do certificado de origem, para atender uma exigência do governo do país vizinho. De acordo com a coordenadora do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta, a determinação consta em circular emitida pelo Ministério de Relações Exteriores do Paraguai.
“A orientação é para que os empresários, no momento em que solicitarem o certificado de origem de produtos que tenham o Paraguai como destino, já façam o encaminhamento das faturas comerciais para que sejam vistadas, evitando, assim, que a mercadoria fique presa na barreira”, explicou Fernanda Barbeta, completando que as faturas devem ser vistadas pela entidade que emite o certificado de origem.
PUBLICIDADE:
20160208171513
A coordenadora do CIN da Fiems explica que o Governo do Paraguai justificou a exigência para evitar a falsificação de documentos dos produtos que entram no país vizinho.
“A medida vai acabar burocratizando o processo de exportação para lá, pois é um procedimento a mais que o empresário terá que efetuar. No entanto, acredito que o governo paraguaio deva ter feito essa análise e os ganhos de se evitar a falsificação de documentos sejam maiores”, analisou.