Facebook quer criar “teletransporte” até 2025

O Facebook pretende criar um equipamento de teletransporte até 2025, de acorco com Mike Schroepfer, diretor técnico da rede social. A ideia, no entanto, não é transportar as pessoas de maneira “tradicional”.
“O Facebook quer construir um dispositivo que lhe permita estar em qualquer lugar que quiser, com qualquer pessoa, independentemente de fronteiras geográficas”, disse Schroepfer em um evento antes do Dublin Web Summit, segundo o site Business Insider
PUBLICIIDADE:
20150924181037
O que Schroepfer quer dizer é que o Facebook quer melhorar a experiência do usuário com a realidade virtual. Como? Adicionando feedback físico, enganando os sentidos humanos e permitindo que qualquer pessoa possa criar objetos em 3D.
A empresa já está trabalhando para que isso se torne realidade. Ano que vem, o Facebook pretende lançar seu primeiro headset de realidade virtual, o Oculus Rift, que até agora está em fase de testes. Porém, o dispositivo ainda precisa ultrapassar algumas barreiras para ser chamado de teletransporte.
Uma delas é a capacidade de o usuário se ver e ver outras pessoas no mundo virtual. A maneira que o Facebook encontrou para avançar nessa questão é com o Oculus Touch – controladores que permitem que o indivíduo veja as próprias mãos.
Uma das ferramentas do Touch que podem melhorar a experiência do usuário é o Medium. Com ela, as pessoas podem manipular e esculpir objetos em 3D. A empresa pretende lançar o produto no segundo trimestre do ano que vem.EXAME
Veja como funciona o Medium no vídeo (em inglês) abaixo:

Além disso, os desenvolvedores da Oculus estão testando a combinação de uma câmera que capture expressões faciais e um sensor de pressão. Com a união desses fatores, o dispositivo poderá criar um avatar que imita as expressões reais do usuário.
Outro obstáculo que o Facebook pretende vencer para criar seu “teletransporte” é trazer os ambientes da realidade para o mundo virtual.
Com esse objetivo traçado, em maio, a Oculus reuniu-se com a empresa Surreal Vision para construir uma tecnologia que reconstrua o mundo como conhecemos em tempo real. A ideia ainda está em fase inicial com poucos protótipos.
Se o Facebook vai conseguir realmente criar o teletransporte até 2025, nós não sabemos. Contudo, saber que as empresas de tecnologia já estão pensando em uma maneira de tornar o aparelho em realidade, é de animar o coração de qualquer nerd.
PUBLICIIDADE:
11230213_1027463570645579_305300556776474980_n