Otros

Explosão em área turística de Istambul deixa dez mortos

Explosão em área turística de Istambul deixa dez mortos

Ao menos dez pessoas morreram e 15 ficaram feridas em uma forte explosão que aconteceu nesta terça-feira (12) em Istambul, na região de Sultanahmet, próxima à Mesquita Azul e à Basílica de Santa Sofia, importante área turística da maior cidade da Turquia, de acordo com informações oficiais da Prefeitura de Istambul.

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, confirmou em pronunciamento que a explosão foi provocada por um homem-bomba sírio. Entre os mortos estão oito estrangeiros: seis alemães, um peruano e um norueguês.

De acordo com a agência de notícias Associated Press, o homem teria entre 27 e 28 anos de idade, segundo informações do vice premiê turco, Numan Kurtulmuş, que também participou de uma entrevista coletiva. Ele afirmou que o suicida, nascido em 1988, foi identificado por partes de seu corpo.

A explosão aconteceu pouco antes de 11h no horário local (7h em Brasília) e pôde ser ouvida a mais de um quilômetro de distância. Ainda não são conhecidos os motivos para o ataque nem o tipo de explosivo utilizado.

A região tem alta concentração de monumentos históricos e é visitada diariamente por milhares de turistas. Várias ambulâncias e policiais foram enviados ao local. Imagens divulgadas por canais de TV mostram vários corpos no chão e o deslocamento de vítimas a hospitais.

O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, convocou uma reunião de crise a ser realizada em Ancara, capital do país. Os principais responsáveis pela segurança, como o ministro do Interior, Efkan Ala, e o chefe dos serviços secretos, Hakan Fidan, foram chamados.

Um hotel estaria em chamas em outra região da cidade, no bairro de Maltepe, mas não há confirmação de ligação do incêndio com a explosão.

Em entrevista à BandNews FM, o encarregado do Consulado Brasileiro na Turquia, José Wilson Moreira, disse que não há brasileiros entre as vítimas e que existe uma recomendação para que certas regiões da cidade sejam evitadas.

Caso algum brasileiro precise de ajuda na Turquia, o telefone de plantão do Consulado-Geral do Brasil em Istambul é (009) 0 554 834-5952.

Comentarios

Más popular

Arriba