Emater apresenta soja rentável e mais saborosa

A Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), junto ao Centro Tecnológico para Pesquisa Agropecuária (CTPA), apresentaram na terça-feira, dia 8, a soja BRSGO8061, durante a primeira visita técnica ao Programa de Melhoramento de Soja, em Senador Canedo. O grão apresenta como diferenciais o sabor, alta produtividade e maior rentabilidade ao pequeno produtor.
Segundo explicou a diretora de pesquisa agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso, o exemplar da soja levou 11 anos para ser desenvolvido, entre as etapas de avaliação e seleção. “Esse tipo de cultivar é ideal para a alimentação humana já que não apresenta a enzima liposigenase, responsável pelo sabor amargo do alimento”, explicou. A expectativa do presidente da Emater, Pedro Arraes, é que as sementes da soja BRSGO 8061 sejam produzidas em diversos municípios goianos em 2017. “Essa semente é interessante também ao pequeno produtor. Nosso intuito é lançar essa soja em várias regiões do Estado para agregar valor e renda ao agricultor familiar”, defendeu Arraes.
Vantagens
Ainda de acordo com Maria José Del Peloso, a cultivar BRSGO 8061 apresenta outras vantagens para o pequeno produtor. “Além de apresentar um gosto saboroso para a alimentação humana, ela é tão produtiva quanto outras já disponíveis no mercado”. A diretora destacou também que não são necessários cuidados diferentes além dos já conhecidos por produtores de soja. “O agricultor familiar que já está habituado com o cultivo de soja não terá muitas dificuldades na condução dessa produção”, explicou Del Peloso.
Segundo a coordenadora da visita, Isadora Sanchez, a soja BRSGO 8061 apresenta um tempo de colheita médio. “O produtor que optar por essa cultivar poderá fazer até duas safras no mesmo ano”, enfatizou Sanchez.
Do município de Ceres, o pequeno agricultor de soja, Fábio de Assis, acompanhou o lançamento da soja BRSGO 8061. Segundo o produtor, que também busca inovações nas práticas rurais, ações como essas são vistas com bons olhos. “Por meio da Unidade Local da Emater em Ceres, soube do lançamento desse novo tipo de soja e achei interessante conhecer. O produtor rural precisa buscar melhorias nas condições produtivas e pelo observado, esse novo tipo de soja atende o que buscamos: melhores preços, alta produtividade e boa saída no mercado”, destacou Assis.
Lançamento
Aberto aos produtores rurais e também aos técnicos da Emater, o lançamento foi dividido em duas etapas. Inicialmente, o pesquisador da Agência de Inovação Rural Marcos Rogério Nunes apresentou o Programa de Melhoramento Genético da Emater e CTPA. Em seguida, o pesquisador do CTPA Nerivaldo Elístio conduziu os visitantes ao campo de sementes genéticas. Durante o evento, foram servidos também alimentos produzidos com a cultivar BRSGO 8061.
FONTE: Embrapa
PUBLICIDADE:
Sem Título-1