É possível saber quando alguém acessa seu ‘perfil’ do WhatsApp?

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para [email protected]. A coluna responde perguntas deixadas por leitores no pacotão, às quintas-feiras.
>>> Dúvidas sobre WhatsApp
Tenho algumas dúvidas no uso de aplicativo WhatsApp:
1) Existe dentro do próprio aplicativo ou algum outro que possa ser baixado, a possibilidade de alertar a pessoa que eu tenho o número dela (quando ela não tem o meu)? E se eu entrar no WhatsApp dela para ver quando ela está on-line e a última visualização, aí o meu número aparece no dela (não mandei mensagem)?
2) Existe no próprio aplicativo WhatsApp ou algum outro aplicativo a possibilidade de mostrar para mim quem ficou entrando no meu perfil para ver se eu estou on-line e a última visualização, quando a pessoa tem meu contato e eu o dela?
3) Dentro do WhatsApp tem a parte “Ver todos os contatos – ativar também contatos ocultos” – O que significa? Ele mostra quem tem meu número (mesmo que eu não tenha o dela) ou apenas quem me manda mensagem?
Muito, muito obrigada.
Sara Alves
Sara, o WhatsApp não tem exatamente um perfil. Respondendo suas perguntas, uma a uma:
1) Se a pessoa não tem o seu número entre os contatos, você talvez veja menos informações da pessoa, já que as opções de privacidade permitem a você ocultar certas informações de pessoas que não são contatos. Então você pode nem ver quando a pessoa está online se ela não tem o seu número e configurou a privacidade do status para “contatos”. Mas não há nenhum registro e a pessoa só saberá que você tem o número dela se você enviar uma mensagem a ela.
2) Como não há propriamente um “perfil” do WhatsApp, esse acesso simplesmente não existe. Você já está acessando o “perfil” do WhatsApp toda vez que abre sua lista de contatos para enviar imagens, pois essa operação, por si só, já pega informações como status, foto, a última visualização/online. E essas informações são basicamente o “perfil” inteiro do WhatsApp, e o programa precisa acessar essas informações o tempo todo. Imagino que você quer saber de acessos intencionais, mas o WhatsApp não contabiliza nenhum dos dois para que você possa saber quem está acessando ou quantas vezes.
3) Essa opção é relativa aos contatos ocultos do Android. Quando você organiza sua lista de contatos do Android, você pode sincronizar contatos de diversas redes e serviços. Você pode decidir ocultas esses contatos se, por exemplo, não quer ter a lista toda de contatos do Facebook ou Twitter aparecendo em sua agenda no telefone.
Essa opção do WhatsApp se sobrepõe às configurações da agenda do aparelho e força o WhatsApp a procurar contatos em sua lista completa de amigos, mesmo que alguns grupos tenham sido ocultados na agenda.
>>> Novidades de segurança no HTTP/2
Você poderia comentar a respeito das mudanças que ocorrerão com a implantação do protocolo HTTP/2? Que possíveis impactos ocorrerão no aspecto de segurança? Obrigado!
Alex Melo
O protocolo HTTP/2 não vai trazer grandes mudanças de segurança. O que acontece é que a criptografia será usada com mais frequência, mesmo sem autenticação (essa é a chamada criptografia oportunista; hoje o HTTPS usa apenas criptografia autenticada) e, para acessos em HTTPS, o HTTP 2 define alguns fundamentos de segurança para eliminar tecnologias defasadas.
Na prática, o ganho é pequeno ou até nulo se comparado a um navegador moderno acessando um site seguro (HTTPS) com tecnologias recentes, como TLS 1.2.
O principal foco do HTTP 2 é o desempenho. Sites são compostos por muitos arquivos pequenos (como fotos, ícones, scripts e por aí vai). Cada um desses elementos hoje requer uma conexão do navegador com o servidor, o que leva tempo e consome recursos. O HTTP 2 facilita esse processo e tende a diminuir os tempos de resposta e download de todos esses elementos.
A vantagem é ainda maior para quem mantém servidores, já que um mesmo servidor será capaz de aguentar mais acessos.
Imagem: Configurações de privacidade no WhatsApp (Altieres Rohr/Especial para o G1)
O pacotão da coluna Segurança Digital vai ficando por aqui. Não se esqueça de deixar sua dúvida na área de comentários, logo abaixo, ou enviar um e-mail para [email protected]. Você também pode seguir a coluna no Twitter em @g1seguranca. Até a próxima!
PUBLICIDADE:
whatsapp