Dólar avança a quase R$ 3,80 por aposta em juros nos EUA

O dólar avançava para perto de 3,80 reais nesta segunda-feira, em meio a crescentes apostas no aumento dos juros dos Estados Unidos em dezembro e em um movimento de correção após a queda da sessão anterior.
Às 10:26, o dólar avançava 0,75 por cento, a 3,7909 reais na venda. Na sessão anterior, a moeda norte-americana recuou 0,37 por cento sobre o real.
“A sinalização do Fed desde a última reunião, realizada em outubro, indica que o plano de voo, salvo surpresas significativas, é dar início à normalização da política monetária na reunião do dia 16 de dezembro”, escreveram analistas do Bradesco em nota a clientes.
Juros mais altos nos EUA podem atrair para a maior economia do mundo recursos atualmente aplicados em países como o Brasil.
No cenário local, incertezas políticas e econômicas continuavam levando investidores a evitarem grandes operações, mantendo a tendência de pouca liquidez que tem deixado o mercado local mais sensível.
Na sessão passada, o baixo volume de negócios potencializou o efeito de operações pontuais e levou o dólar a cair sobre o real, descolando-se completamente dos mercados externos, onde a moeda norte-americana ganhou terreno devido a dados mais fortes que o esperado sobre o emprego nos EUA.
Segundo operadores, o fortalecimento do dólar nesta sessão funcionava também como correção dessa disparidade e, por isso, o mercado brasileiro sofria mais do que seus pares.
“Ninguém entendeu o que aconteceu na sexta-feira e por isso voltou a comprar dólar hoje”, disse o operador de uma corretora internacional.
O Banco Central dará continuidade, pela manhã, à rolagem dos swaps cambiais que vencem em dezembro, com oferta de até 12.120 contratos, que equivalem a venda futura de dólares. EXAME
PUBLICIDADE:
20151106024032