Distritais derrubam veto e mantêm no DF distribuição gratuita de canabidiol

Rodrigo Rollemberg havia alegado que Executivo não tem recursos.
Uso controlado do composto foi permitido pela Anvisa em janeiro.
A Câmara Legislativa do Distrito Federal derrubou nesta terça-feira (8) o veto do governador Rodrigo Rollemberg à distribuição gratuita de medicamentos à base de canabidiol, composto derivado da maconha. Remédios feitos a partir da substância ajudam no controle de algumas doenças, como epilepsia.
saiba mais
Rollemberg veta distribuição gratuita de remédios com canabidiol no DF
Câmara aprova distribuição gratuita de remédios com canabidiol no DF
Decisão judicial não garante a famílias do DF canabidiol para uso medicinal
Juiz federal manda liberar importação de medicamentos com THC
Anvisa decide retirar o canabidiol da lista de substâncias de uso proibido
O uso controlado do canabidiol foi permitido pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) em janeiro deste ano. Com a retirada do canabidiol da lista de substâncias proibidas, a importação do produto foi liberada pela agência.
Em fevereiro, Rollemberg afirmou reconhecer “a importância da sugestão e se sensibilize com o assunto”, mas disse que não podia validar a proposta pela falta de previsão de recursos para os gastos que a medida traria. Ele explicou que a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite que ocorra aumento de despesa sem a demonstração da origem dos recursos para custeio.
Os 19 deputados que participaram da sessão, porém, discordaram do veto. Autor da proposição, o deputado Rodrigo Delmasso (PTN) disse que o DF está fazendo história no Brasil “em favor da qualidade de vida das pessoas com epilepsia”.
O preço de remédios do tipo ainda pesa no bolso das famílias que dependem do produto. Uma ampola sai por R$ 1,5 mil. Para a filha do analista de licitação Fábio Filgueira, o medicamento só dura um mês. Sabrina tinha mais de 30 crises de epilepsia por mês e depois que passou a tomar o remédio há três meses não tem mais nenhum surto. O remédio dela é comprado pelo governo do DF por decisão da Justiça.
tópicos:
Brasília,
Brazlândia,
Candangolândia,
Ceilândia,
Cruzeiro,
Distrito Federal,
Gama,
Guará,
Lago Norte,
Lago Sul,
Núcleo Bandeirante,
Paranoá,
Recanto das Emas,
Riacho Fundo,
Samambaia,
Santa Maria,
Sobradinho,
São Sebastião,
Taguatinga