Dilma chega ao Paraguai para reunião com líderes do Mercosul

Dilma chega ao Paraguai para reunião com líderes do Mercosul
Agência Brasil
Dilma participa da 49ª Cúpula do Mercosul que vai reunir os cinco chefes de Estado do bloco em Assunção, no ParaguaiDilma participa da 49ª Cúpula do Mercosul que vai reunir os cinco chefes de Estado do bloco em Assunção, no Paraguai
Após seis meses à frente do Mercosul, o Paraguai entrega nesta segunda-feira (21), a presidência temporária do bloco ao Uruguai, durante a 49ª Cúpula de Chefes de Estado, que ocorre em Assunção, no Paraguai. A presidenta Dilma Rousseff participa das reuniões de chefe de estado, juntamente com os outros quatro representantes do Bloco.
Durante a presidência pro tempore, a prioridade do Paraguai foi definir o Plano de Ação para o fortalecimento do Mercosul Comercial e Econômico, com o objetivo de eliminar barreiras ao comércio entre os países membros.
A liderança paraguaia também deu continuidade às discussões visando o processo de diálogo com a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru), iniciado em novembro de 2014. A ideia é realizar nova reunião entre os dois agrupamentos em breve, para definir o Plano de Ação, que prevê medidas, como facilitação do comércio, aproximação dos setores privados, cooperação aduaneira e certificação digital.
A reunião vai contar também com os presidentes Mauricio Macri, da Argentina, Horacio Cartes, do Paraguai e Tabaré Vázquez, do Uruguai. O Mercosul tem por objetivo consolidar a integração política, econômica e social entre seus países, fortalecer os vínculos entre os cidadãos do bloco e contribuir para melhorar sua qualidade de vida.
A Bolívia está, atualmente, em processo de adesão ao bloco como Estado Parte. Em julho de 2015, assinou-se novo Protocolo de Adesão daquele país ao Mercosul, dando continuidade ao processo iniciado em 2012.
São Estados Associados do Mercosul o Chile, o Peru, a Colômbia, o Equador, a Guiana e o Suriname. Todos os países da América do Sul estão vinculados ao Mercosul, seja como Estado Parte, seja como Associado.
PUBLICIDADE:
12376237_1047183815340221_1372503924373415055_n