Correios diz que greve não afeta atendimento

Correios diz que greve não afeta atendimento

A direção dos Correios emitiram nota afirmando que as unidades da estatal estão operando normalmente em todos os Estados. A paralisação parcial dos trabalhadores, que ocorre nesta quinta-feira (27), não afeta o atendimento à população.

De acordo com a empresa. as agências estão abertas em todas as regiões do país e serviços como Sedex e Banco Postal estão disponíveis. Somente os serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12 e Sedex Hoje) estão suspensos.

O movimento concentra-se, principalmente, na área operacional.

**Efetivo

Levantamento parcial realizado na manhã de hoje mostra que 86,31% do efetivo total dos Correios no Brasil está presente e trabalhando – essa número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença. Em Mato Grosso do Sul, 82% do efetivo cumpre jornada normal de trabalho.

Apesar de a greve ser um direito do trabalhador, a empresa esclarece que está cumprindo todas as cláusulas do Acordo Coletivo vigente e que considera a paralisação, neste momento delicado pelo qual passam os Correios, um ato de irresponsabilidade, uma vez que está e sempre esteve aberta ao diálogo com as representações dos trabalhadores.

Os Correios esclarecem, ainda, que o movimento sindical reivindica, entre outras medidas, a reforma da Previdência e Trabalhista, que são temas de cunho constitucional e de políticas governamentais dos quais os Correios não possuem governabilidade, não havendo qualquer possibilidade de tais temas serem objetos de pautas de negociações entre a empresa e as entidades representativas dos empregados.

**Paralisação

Ontem, o Sintect-MS (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Mato Grosso do Sul), afirmou que os servidores lotados no Estado aderiram a paralisação proposta pela classe a nível nacional, veja aqui.

Entre as reivindicações dos sindicatos estão o abandono do plano de privatização, manutenção dos empregos e direitos adquiridos, não fechamento de agências (em MS já foram fechadas cinco e outras já foram anunciadas) e abertura dos livros contábeis da empresa.