Conselho de Turismo é reativado em Guaíra

Por Cristian Edgar Aguazo

Com o objetivo de planejar e debater temas voltados ao turismo municipal foi realizada, na segunda-feira, 30, na sede da Guarda Municipal, uma reunião para reativar o Conselho Municipal de Turismo de Guaíra, o COMTURG.
Representantes da sociedade, ICMBIO, Aciag, BPfron e do Poder Executivo Municipal participaram da reunião, num total de 40 pessoas.

A artesã e guia turística Ana Menel e o secretário de Turismo, Gileade Osti, relembraram o papel do COMTURG, a lei municipal que o instituiu, suas atribuições e seu regimento interno. “Foi mencionada a necessidade de atualizar os documentos que regem o conselho e também a novidade que é a possibilidade de contar com as lojas francas. Todos concordamos que o sucesso do nosso turismo dependerá também do envolvimento da sociedade e da iniciativa privada”, comentou Gileade.
Para ele, o grande destaque está na qualidade das pessoas que se propuseram a participar do conselho. “O mais importante foi o envolvimento e a fusão de pessoas com experiência juntamente com pessoas mais jovens. Muitos possuem formação acadêmica na área (pelo menos 7 pessoas) e estão com toda a disposição para ajudar e somar”, elogiou.
Romano Netto, do ICMBIO, explanou as ações do Parque Nacional de Ilha Grande na região, mostrando dados e situações já visíveis e de grande expectativa para os presentes no que se refere à exploração do turismo ambiental de forma sustentável.
Por fim, foi sugerido realizar uma eleição provisória para dar continuidade aos trabalhos, pois como a reunião foi marcada num dia de sessão da Câmara Municipal, não foi possível contar com representantes do Legislativo, indicados pelo presidente da Casa de Leis.
Camila Terron foi eleita por unanimidade como presidente, tendo como vice-presidente a senhora Ana Menel. Gileade Osti ficou como secretário executivo.
Os demais membros que se dispuseram a auxiliar foram: Ana Paula e Henrique Delucca, Maria Paula, Sandra Sauressig, Eldison Prado, Reginaldo Freitas, Emerson de Lima, Marcelo de Lima, Milton Hiroshi, João Carlos Medeiros, Mirele Leite, Emerson Piaia e Moacir Bogo.
O conselho provisório aguardará o Legislativo informar o representante para encaminhar ao prefeito, que por meio de decreto nomeará a nova diretoria do COMTURG com mandato de 2 anos constando todos os nomes e atribuições.