Conmebol recebe aval da Fifa para usar árbitro de vídeo em fases finais de torneios

Conmebol recebe aval da Fifa para usar árbitro de vídeo em fases finais de torneios
Libertadores e Sul-Americana terão novidades a partir das quartas de final, no segundo semestre
Ampliar Foto
Clique na Imagem para ampliá-la
Árbitro de vídeo será testado nas fases finais da Libertadores e Sul-Americana em 2017 (Foto: Reprodução / Conmebol)
A Conmebol recebeu na última terça-feira o aval da Fifa para utilizar a tecnologia do árbitro de vídeo (VAR, em inglês) em jogos da Libertadores e Sul-Americana ainda neste ano. A novidade deve acontecer no segundo semestre, a partir das quartas de final, de acordo com o calendário previsto pela International Board.
A ideia do presidente da Fifa, Gianni Infantino, é realizar testes em diversas competições durante a temporada europeia 2017/18 para implementar o VAR na Copa do Mundo da Rússia. A tecnologia já foi utilizada no Mundial de Clubes de 2016, em amistosos de pré-temporada da Major League Soccer e, mais recentemente, no amistoso entre França e Espanha (assita abaixo).
– Estamos propondo que no nosso campeonato, a Libertadores, a partir das quartas de final, tenhamos o árbitro assistente de vídeo, porque acreditamos que na medida que ajudamos o árbitro, teremos inovação, credibilidade, e isso é bom para o jogo – disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, em declaração reproduzida no site oficial da entidade.
Fonte: Globo Esporte