Como evitar o envelhecimento facial

Como evitar o envelhecimento facial

UOL

As marcas de expressão são inevitáveis quando envelhecemos. Porém, alguns hábitos podem fazer com que elas apareçam bem antes do esperado. Conheça algumas dicas e saiba como evitar o envelhecimento precoce.

1. Antes de iniciar o dia de tarefas, reserve um espaço de tempo para cuidar da pele. Lave o rosto com um sabonete específico e apropriado para o seu tipo de pele (oleosa, seca ou mista), utilize um inibidor facial capaz de extrair as impurezas e conclua a limpeza com um hidratante próprio.

2. Beba bastante água. Ela consegue prevenir o aparecimento de acnes e cravos, ajuda na produção de ácidos graxos (responsáveis pela lubrificação da pele) e cria um obstáculo contra os agentes externos (fumaça, poeira, variação de temperatura) que prejudicam a pele.

3. Use filtro solar sempre. Muitas pessoas só se preocupam em usá-los nos dias mais quentes, o que não é correto. Em dias chuvosos e nublados, o uso também é pertinente. Ele deve ser aplicado não somente no rosto, mas também no pescoço, orelhas e lábios.

4. Pare de fumar. Entre outros malefícios, o cigarro causa manchas na pele, deixa os lábios com rugas e inibe a produção de fibroblastos, substâncias capazes de oferecer a elasticidade e inibir a flacidez da pele.

5. Dê uma atenção especial para a região dos olhos. Esta parte do rosto pode ser a que mais demonstre as rugas e marcas de expressão. Além de limpar e usar hidratantes nessa região, é aconselhável utilizar outros produtos que tenham as vitaminas A, E e C capazes de renovar as células e combatem os radicais livres.

6. Se você é adepto a formas um pouco mais artificiais, a toxina botulínica pode ser útil. Popularmente conhecida como botox, possui o efeito de interferir na capacidade de contração da musculatura e disfarça as rugas e marcas de expressão. A duração deste efeito varia de pessoa para pessoa, podendo chegar até quatro meses aproximadamente. Utilizar o botox antes das marcas ficarem evidentes evita que a pele fique marcada.