Comer alho deixa o homem mais atraente, diz estudo

O cheiro da sedução
O alho possui substâncias antibióticas, antivirais e propriedades antifúngicas. Alguns estudos têm mostrado que a raiz pode ajudar a reduzir a incidência de resfriados, a controlar a pressão arterial e auxiliar no tratamento de alguns tipos de câncer.
Estudos anteriores demonstraram que o consumo de alho também pode afetar o odor do leite materno, aumentando o tempo em que as crianças ficam no peito da mãe e proporcionando uma sensação de saciedade maior.
Especialistas afirmam que muitas espécies de animais usam o faro para selecionar os parceiros em boas condições físicas. “De uma perspectiva evolucionária, a preferência por certos tipos de odores corporais foram estabelecidas por meio de seleção sexual”, ponderam os pesquisadores.
comer alho odor
Quatro dentes de alho são suficientes para deixar o homem mais atraente. Foto: Istock
Alho na medida certa
Segundo o estudo, o alho precisa ser consumido na medida certa para transmitir ao suor um “efeito erótico”. Para chegar à essa conclusão, 42 homens foram convidados para comer alho cru e em cápsulas. Eles usaram uma espécie de absorvente nas axilas para coletar o odor corporal.
Durante o experimento, 82 mulheres participantes do estudo cheiraram as amostras de odor. Elas precisavam classificar as suas impressões como “cheiro agradável”, “cheiro atrativo”, “masculinidade” e “intensidade”. As voluntárias relataram que o odor corporal dos homens foi percebido como “significativamente mais atraente e menos intensa”, quando eles tinham comido alho, diferente do resultado daqueles que não tinham consumido a raiz.
A influência do alho no cheiro masculino só foi percebida depois que eles ingeriram cerca de 12 gramas do produto, o equivalente a quatro dentes de alho.
Comer alho ajuda na hora da sedução. Foto: Istock
Comer alho ajuda na hora da sedução. Foto: Istock
Comprovação científica
Os testes foram realizados em três etapas. Na primeira, os homens ingeriram 6 gramas de alho, o equivalente a dois dentes da raiz. A quantidade não foi suficiente para alterar a percepção feminina. Em um segundo momento, eles comeram o dobro da quantidade, equivalente a quatro dentes de alho. A porção fez com que as mulheres julgassem o odor dos voluntários como algo atraente.
No terceiro e último experimento, quando os homens comeram a mesma quantidade (12 g) de alho, mas em forma de cápsulas (12 x 1,000mg cápsulas de alho), o odor também foi classificado como mais atraente.
Assim como usar um bom perfume de maneira exagerada pode causar efeito contrário, o consumo excessivo de alho faz com que essa fórmula que transforma o odor em algo mais atraente vire um cheiro forte e incômodo.
efeitos do odor
As mulheres têm melhor olfato que os homens, afirma estudo. Foto: Istock
Algumas curiosidades sobre o cheiro
– De acordo com especialistas, o líquido expelido através do suor é inodoro. O suor é um mecanismo para refrescar o nosso corpo. Ele é classificado em “secreção écrina”, que é praticamente toda a água liberada pelo nosso corpo ou “apócrina”, expelido pelas axilas e virilha. As bactérias existentes em nossa pele são responsáveis pelo mau cheiro que sentimos em algumas pessoas.
– Médicos afirmam que o odor afrutado pode ser indício de diabetes. Já quando o cheiro é parecido ao do cloro, geralmente é sintoma de problemas renais.
– Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, indicou que alguns compostos químicos encontrados nos homens provocam diferentes tipos de reações emocionais e fisiológicas no sexo feminino. A tese afirma que o aroma das axilas melhora inconscientemente a excitação sexual da mulher.
– O cheiro corporal é tão único como as impressões digitais. Cada organismo produz seu próprio aroma a partir de sua dieta, processos químicos e os chamados compostos orgânicos voláteis. Cientistas trabalham na criação de dispositivos especiais para identificar aromas individuais, com o fim de encontrar criminosos, terroristas ou crianças desaparecidas.
– Pesquisadores americanos da “Monell Chemical Senses Center” afirmam que as mulheres têm melhor olfato que os homens. Segundo o estudo, elas têm a habilidade de reconhecer muitos cheiros corporais, mesmo quando esses são mascarados por desodorantes e perfumes.