Com suspensão de abates, gado fica sem preço em MS

Se 2016 já foi um ano complicado para a pecuária , este ano o setor deve penar ainda mais. Antes mesmo de estourar a Operação Carne Fraca, que desestabilizou a imagem do País no exterior, o mercado já apontava para retração média de 4,1% nos preços praticados neste ano. Agora, após a paralisação de frigoríficos, sem negócios à vista e com restrições de outros países, pecuaristas iniciam a semana incertos quanto ao valor da arroba.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rui Fachini, como na semana passada os abates foram suspensos em diversas plantas, o mercado ficou sem base para precificação da arroba. “Na última semana, o mercado parou. Não temos preço definido. Está tudo muito incerto, o que nós temos é uma perspectiva de melhora para as próximas semanas”.

Até a última sexta-feira, pelo menos 19 países haviam anunciado restrições à carne brasileira. No sábado, porém, China, Egito e Chile confirmaram retomada das importações do produto brasileiro, exceto dos 21 frigoríficos investigados pela Polícia Federal.

Fonte: Correio do Estado