Cientistas descobrem novo vírus gigante na Áustria

Chamados de
Pesquisadores relataram evidências de um novo vírus gigante encontrado em uma estação de tratamento de esgoto em Klosterneuburg, no leste da Áustria. É da região onde foram descobertos que vem a inspiração para o novo nome: klosneuvirus. A pesquisa foi publicada pela revista “Science” nesta quinta-feira (6).
PUBLICIDADE:

A maioria dos vírus são muito menores que nossas células e precisam de poucos genes — eles se replicam e usam o material genético de seus hospedeiros. De acordo com a “Science”, alguns vírus encontrados em aves e suínos chegam a ter apenas dois genes.
Um primeiro estudo, também publicado pela “Science” em 2003, passou a desafiar essa característica dos vírus. O artigo mostrou a nova família “mimivírus”, maior que outros micro-organismos, como algumas bactérias, e que pode transportar mais de 2,5 mil genes. Na época, alguns cientistas passaram a questionar a árvore da vida e defender que os vírus gigantes poderiam ser um quarto domínio da vida — além do Eubacteria, Archaea e Eukaria.
De acordo com a “Science”, os klosneuvirus se destacam porque os seus genomas são mais semelhantes aos das células do que qualquer outro tipo de vírus. As células, por exemplo, conseguem juntar proteínas de 20 tipos de aminoácidos, com uma enzima para cada ação. Outros vírus gigantes descobertos desde 2003 conseguem genes para sete variedades de enzimas; os klosneuvirus têm genes para todos os 20 tipos.
Estação de tratamento de esgoto onde o supervírus foi encontrado (Foto: Marton Palatinszky/Divulgação)Estação de tratamento de esgoto onde o supervírus foi encontrado (Foto:

PUBLICIDADE