Otros

Cientistas acham atmosfera ao redor de planeta semelhante à Terra

Cientistas acham atmosfera ao redor de planeta semelhante à Terra
Análises de imagens de avançado telescópio no Chile indicam que GJ 1132, descoberto em 2015, que tem 1,4 vezes o tamanho da Terra, é encoberto por espessa camada gasosa de água, metano ou uma mistura de ambas as substâncias.
Cientistas dizem ter detectado pela primeira vez uma atmosfera ao redor de um planeta parecido com a Terra.
Em um estudo publicado no “Astronomical Journal”, eles dizem que o planeta GJ 1132b, que tem 1,4 vez o tamanho da Terra e fica a 39 anos-luz de distância, na constelação de Vela, é encoberto por uma espessa camada gasosa de água, metano ou uma mistura de ambas as substâncias.
Descobrir e identificar a composição de uma atmosfera é um passo importante na busca por vida fora do Sistema Solar. Mas é improvável que o GJ 1132b seja habitado: a temperatura em sua superfície gira em torno dos 370 ºC.
“Até onde sabemos, a temperatura mais alta que a vida suporta na Terra é 120 ºC”, diz John Southworth, pesquisador da Keele University, na Grã-Bretanha.
Sinais químicos
A descoberta do GJ 1132b foi anunciada em 2015. Apesar de ter um tamanho similar ao da Terra, ele orbita uma estrela menor, mais fria e menos brilhante que o Sol.
Usando um avançado telescópio do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, pesquisadores estudaram o planeta ao analisar como ele bloqueia a luz de sua estrela quando passa em frente a ela. “Isso faz com que a estrela fique menos brilhante. É uma boa forma de encontrar planetas”, afirma Southworth.
Planet GJ 1132b fica a 39 anos-luz e é um pouco maior que a Terra (Foto: Keele University) Planet GJ 1132b fica a 39 anos-luz e é um pouco maior que a Terra (Foto: Keele University)
Planet GJ 1132b fica a 39 anos-luz e é um pouco maior que a Terra (Foto: Keele University)

Comentarios

Más popular

Arriba