Carros apreendidos viram criadouros de mosquitos em Dourados

Carros apreendidos viram criadouros de mosquitos em Dourados

Dezenas de veículos apreendidos e colocados em frente ao 1° Distrito Policial de Dourados e o DOF (Departamento de Operações na Fronteira) podem se transformar em criadouro para agentes transmissores de doenças como, o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Esses carros são frutos de ocorrências policiais onde por alguma circunstancia ilícita acabaram sendo apreendidos.

O Dourados News esteve visitando às unidades e constatou vários veículos com água parada.

O ponto mais crítico foi em frente a sede do DOF, onde na carroceria de uma caminhonete sem cobertura, a equipe de reportagem verificou empoçamento com acúmulo de sujeira e lodo.

Sem a lona de cobertura na carroceria, basta chover para que a água acumule e potencialize a criação do mosquito nas caminhonetes.

A equipe de reportagem visitou também o pátio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) onde estão aglomerados 2.645 veículos entre carros, caminhões, caminhonetes e motocicletas.

O local não é coberto e logo quem chega já imagina que devam existir vários pontos com água parada, mas, segundo o gerente da unidade de Dourados, Aparecido Dias Duarte, frequentemente há manutenção total da área, evitando a incidência da criação de focos.

Ele afirmou que o Detran possui acordo com o Departamento de Vigilância Sanitária do município e periodicamente é aprovado nas análises feitas por equipes do departamento. Durante visita da reportagem ao local, não foram encontrados esses problemas.

OUTRO LADO

O Dourados News entrou em contato com a assessoria de comunicação do DOF que informou que o caso deveria ser tratado na Polícia Civil.

O delegado Lupércio Degeroni, comandante regional da Polícia Civil em Dourados, informou ao Dourados News que os veículos estão em frente ao 1° DP por falta de local adequado.

“Não temos nenhum prazer em ter carro apreendido na frente da delegacia. E não ficam ali por relaxo ou falta de gestão. É por falta de local adequado mesmo. As delegacias foram construídas ha décadas, numa época em que não se utilizava os veículos como instrumento de crime, principalmente no tráfico, com tanta frequência como atualmente. Então, não foi reservado pátios grandes para receber esses veículos. Quando é carro furtado e recuperado, ficamos aguardando a vítima ou a seguradora vir buscar. Não tem como encaminhar veículo furtado, roubado ou apreendido por tráfico para o Detran. Não temos pátios próprios fora a delegacia. Se é apreensão em casos de tráfico, deveria ficar a cargo do judiciário, com custo deles, mas não recebem.” explicou afirmando também que os moradores da região reclamam da situação.

De acordo com Degeroni, foi encaminhado para a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), há dois meses, a solicitação para locação do pátio e ainda aguardam o retorno.

“Carro de tráfico deve aguardar a decisão judicial nos autos, com provável leilão judicial. A polícia já encerrou o inquérito e cumpriu sua parte. O veículo, em tese, já está sob responsabilidade do Judiciário. Polícia não pode doar, depositar, vender, leiloar, emprestar nada que está apreendido nos autos de processo” concluiu.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

A equipe de reportagem procurou apurou a frequencia de visitas do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) nos locais e foi informada pela responsável do departamento que seria solicitado autorização para posicionamento junto à assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

BOLETIM

O boletim epidemológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde coloca Dourados entre as cidades com baixa incidência de casos de dengue, zika vírus e chikungunya. Específicamente foram 37 notificações e cerca de 19 casos registrados no município.