Campanha para vacinação contra a febre aftosa começa em 1° de maio

Campanha para vacinação contra a febre aftosa começa em 1° de maio

​A campanha de vacinação contra a febre aftosa começa em 1° de maio, para os proprietários das regiões do Planalto, Fronteira e Pantanal. De acordo com a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a previsão é imunizar 21 milhões de animais entre bovinos e bubalinos.

Os proprietários podem solicitar a antecipação da vacina a partir desta segunda-feira (16), antes do início da campanha, por meio de requerimento que passará por análise dos técnicos da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). O registro da vacinação só poderá ser feito a partir de 1º de maio.

A partir do dia 27 de abril o produtor poderá comprar a vacina contra a febre aftosa nas revendas do Estado, sem a necessidade de emissão de autorização de compra pela Iagro.

Confira o calendário de vacinação
No Planalto e na Fronteira: vacinação entre 1º e 31 de maio e o registro deve ser feito de 1º de maio a 15 de junho.

Pantanal: Os proprietários da região do Pantanal que optarem pela vacinação de todo o rebanho em maio, deverão vacinar de 1º de maio a 15 de junho e o registro de 1º de maio até 2 de julho.

A Iagro publicou orientação aos produtores da região do Pantanal que, em caso de enchente na propriedade, a retirada dos animais deve ser requerida junto ao órgão. Caso o destino seja informado previamente, será feita a emissão de GTA, caso não informe o local o serviço oficial deve controlar e acompanhar a movimentação dos animais.