Brasil lança primeiro satélite exclusivo do governo nesta quinta-feira

Brasil lança primeiro satélite exclusivo do governo nesta quinta-feira

O Brasil lança nesta quinta-feira (4) seu mais importante programa espacial da década, o SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas). O satélite será lançada às 17h31, horário de Brasília, em Kourou, na Guiana Francesa, país que faz divisa com o norte brasileiro.

O equipamento tem como objetivo integrar o corpo de espaçonaves que fornecem conexões via satélite para o Brasil, para telefonia, televisão, internet, etc.

A diferença é que o SGDC será o primeiro satélite a ser controlado exclusivamente pelo governo brasileiro, numa parceria entre o Ministério da Defesa e a Telebras.

De acordo com o Ministério, o novo equipamento é indispensável para a preservação da soberania naconal, permitindo comunicações seguras entre as Forças Armadas.

Outra proposta para o qual o satélite deve ser utilizado é a implementação do Plano Nacional de Banda Larga, que pretende levar internet rápida a locais do país onde a infraestrutura de telecomunicações por solo é deficitária, via espaço.

O lançamento da espaçonave vem sendo discutido desde 2011, na época do governo Dilma Rousseff (PT), e foi assinado dois meses após documentos revelarem espionagem dos EUA sobre contas de e-mails de membros do governo brasileiro, incluindo da ex-presidente.

Ao todo, foram investidos R$ 2,7 bilhões no satélite, desde os investimentos na infraestrutura para operação do equipamento até no lançamento. O plano inicial do governo é que outros dois satélites sejam lançados, mas essa ainda é uma fase em conceito.