Agronegocio

Bosch cria robô que identifica e elimina erva daninha sem herbicida

A Deepfield Robotics, uma subsidiária da Bosch, criou um robô capaz de identificar plantas saudáveis, doentes e ervas daninhas para eliminar as invasoras sem o uso de herbicidas. A tecnologia, chamada de BoniRob, utiliza redes neurais, algorítimos e inteligência artificial para acumular dados e “aprender”, o que a habilita a tomar outras decisões na lavoura.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Osnabrück (Alemanha). Possui quatro rodas articuladas individuais e pode se locomover até sem controle remoto. O robô conta com scanner a laser 3D e radar (similares aos testados pelo ‘carro Google’) para navegar e “visualizar” as características de cada planta, como a nutrição, o estresse hídrico ou indicativos de doenças.
Ao identificar uma planta invasora, o BoniRob aciona um dispositivo (de cerca de um centímetro de largura) que destrói o vegetal não desejado de maneira definitiva, arrancando pela estrutura. Apesar de ter o tamanho de um carro popular e pesar cerca de meia tonelada, o robô é ágil: elimina quase duas ervas daninhas por segundo.
“Com o passar do tempo, tendo como base os parâmetros de cor da folha, forma e tamanho, o BoniRob aprende a diferenciar com maior precisão entre os cultivos desejados e as plantas que nós queremos eliminar”, explica Amos Albert, gerente-geral da Deepfield. No teste feito em uma plantação de cenouras, nada menos que 90% das ervas daninhas foram eliminadas. Segundo ele, dentro de duas a três décadas esse experimento pode transformar a agricultura tal como a conhecemos hoje.

Comentarios

Más popular

Arriba