Bichos também sofrem com o calor; saiba como proteger seu pet das altas temperaturas

Bichos também sofrem com o calor; saiba como proteger seu pet das altas temperaturas

As temperaturas em Campo Grande estão bem altas, e se os seres humanos estão sofrendo com o calor exacerbado que castiga Mato Grosso do Sul, tenha certeza de que os cães, gatos e outros animais de estimação também estão. Segundo o veterinário Gilson de Moraes, quem sai de casa para trabalhar e deixa o pet por lá deve se assegurar de que ele terá meios de se refrescar ao longo do dia. “Lembre-se de deixar várias vasilhas de água fresca em um lugar não tão quente antes de sair”, recomenda.
Além disso, dar água gelada e gelo para os cães e gatos pode virar até diversão. “Alguns bichos adoram brincar com gelo. Pode dar água gelada sem medo, ou mesmo suco de frutas caso o pet não seja diabético. Além de aliviar o calor, os sucos ajudam no tártaro nos dentes”, analisa. No caso de bichos muito peludos, a tosa é altamente recomendada. “Busque tosar o mais baixo possível. Os cães que gostarem de banhos refrescantes, pode dar banho sem medo”, explica. Quem gosta de embelezar o seu cão deve ficar atento. Segundo o médico veterinário, deve ser evitada qualquer roupa para os cães no verão, a não ser em casos específicos, como após uma cirurgia.

Ainda sobre os cãezinhos, evite passear nos horários de sol a pino, pois o asfalto ou o cimento da calçada podem esquentar demais no chão que fica muito quente, causando feridas nas patas. O sol na cabeça do cachorro também pode fazer mal, se em excesso. Passeie no entardecer ou antes dos horários de calor mais excessivo.

Gatos versus hidratação

Os gatos tem um problema mais sério na ingestão de água. “Coloque bebedouros espalhados pela casa e pode colocar água gelada. Os gatos tendem a beber menos água e são muito propensos a doenças nos rins. Por isso, não economize nas tigelas de água”, explica. Alguns gatinhos costumam pedir para abrir a torneira, então fique atento para esses momentos e dê água ao pet.

Além disso, considere a ideia de comprar um bebedouro tipo fonte para gatos. Muitos felinos preferem beber água corrente, por isso um bebedouro desse tipo pode dar conta do recado muito bem. Esses bebedouros costumam ser vendidos na internet e você também pode fazer em casa utilizando um pote de cerâmica e uma bomba de aquário.