Otros

Barbosa não convence, Bolsa cai e dólar chega a R$ 4

Barbosa não convence, Bolsa cai e dólar chega a R$ 4

Bruno Domingos/Reuters

Nelson Barbosa conversou hoje com investidores antes de tomar posse da pasta
Karla Mamona, de Exame.com
São Paulo – A conversa de Nelson Barbosa, novo ministro da Fazenda, com investidores parece que não convenceu o mercado. Após a teleconferência realizada hoje, o Ibovespa virou para queda e registrava perdas de 1,13%. O dólar subia 1,24% e era cotado a 4,00 reais.

Barbosa reforçou que a direção da política monetária continua a mesma após assumir o comando da pasta no lugar de Joaquim Levy, com foco em ajuste fiscal e redução da inflação.

Durante a teleconferência, Barbosa repetiu o compromisso com a meta de superávit primário equivalente a 0,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 e defendeu a reforma da Previdência, considerada “crítica”.

Para ele, há um “consenso crescente” sobre a necessidade de inclusão do critério de idade na concessão de aposentadorias.

Barbosa disse ainda que o governo quer não apenas mandar uma proposta ao Congresso Nacional, mas efetivamente aprová-la para tornar o sistema previdenciário mais sustentável.

A respeito do câmbio, o novo titular da Fazenda afirmou que a ação do governo visa reduzir a volatilidade, apontando que o câmbio flutuante é melhor para absorver choques.

Ele também defendeu as reservas internacionais do país, hoje na casa de 370 bilhões de dólares, como um seguro contra choques internacionais, avaliando que elas não devem ser usadas para financiar investimentos

Comentarios

Más popular

Arriba