*AUTORIDADES DO LEGISLATIVO DE DOURADOS ENTRA EM CHOQUE COM AUTORIDADES DO PARAGUAI*

*AUTORIDADES DO LEGISLATIVO DE DOURADOS ENTRA EM CHOQUE COM AUTORIDADES DO PARAGUAI*

29 de julho de 2017

Autoridades paraguaias prometem ir até as últimas consequências contra um projeto aprovado pelos vereadores de Dourados tornando a sopa paraguaia patrimônio imemorial do município.

A iniciativa foi do vereador Ramão Cirilo (PMDB), que é filho de paraguaios, segundo ele, como forma de homenagear o povo paraguaio.
Este mês o projeto foi sancionado pela prefeita Délia Godoy Razuk (PR), que também é filha de paraguaios, e a notícia chegou até o outro lado da fronteira. A cidade paraguaia mais próxima de Dourados é Pedro Juan Caballero (120 quilômetros) e a história não foi bem aceita pelos vizinhos.
A edição desta sexta-feira do jornal Extra de Assunção trouxe a informação de que a Direção Nacional de Propriedade Intelectual (Dinapi), um órgão da secretaria de Cultura do Paraguai e que cuida entre outras coisas do patrimônio imemorial daquele país, vai denunciar a cidade na Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciências e Cultura, da ONU, para que o projeto seja revogado.
De acordo com Patrícia Stanley, diretora do Dinapi, a sopa paraguaia faz parte da cultura daquele país, sendo a única sopa sólida. “Não podemos proibir que outros a produza, mas ela faz parte do nosso patrimônio imemorial e histórico e vamos buscar a garantia deste direito”, disse Patrícia.
O vereador Ramão Cirilo, disse que tudo foi feito como forma de homenagear o povo paraguaio e seus descendentes, que segundo dados, forma cerca de 30 por cento da população de Dourados. “Para mim patrimônio quer dizer herança familiar e nada melhor do que homenagear o Paraguai e seu povo com a comida típica que melhor representa aquela nação e tem uma grande presença na nossa culinária”, disse ele.
Ramão se mostrou surpreso com a reação das pessoas, pois garante que pesquisou antes de apresentar o projeto e não encontro nada que pudesse impedir a preposição. Ele também criou o Diploma Jopara para personalidades destaque com descendência ou paraguaios natos. “Quando as pessoas pararem para analisar o projeto vão entender que não passa de uma homenagem”, finalizou.
Fonte http://www.msemfoco.com.br