Otros

Aumento de imposto sobre diesel elevará preços para população, informa CNT

O aumento dos tributos sobre o diesel deverá refletir em elevação de preços para o consumidor, segundo a CNT (Confederação Nacional do Transporte).

Em nota, Clésio Andrade, presidente da organização, afirma que o aumento de impostos sobre o diesel terá um impacto de 2,5% sobre o preço do transporte de cargas no Brasil.

Como consequência, a elevação de tributos acarretará aumento de preços de alimentos e de todos os produtos consumidos pela população.

Em meio a dificuldades para fechar suas contas, o governo aumentou as alíquotas de PIS e Cofins sobre combustíveis. No caso do diesel, o aumento foi de 86%.

Com isso, o diesel terá aumento de R$ 0,21 por litro. Seu preço médio no país foi de R$ 2,94 em julho, segundo a CNT.

A confederação diz que o aumento de impostos vem em momento ruim para o setor de transportes, após queda de 7,1% em 2016 e o fim da desoneração sobre a folha de pagamentos.

Segundo a CNT, além de elevar preços, o aumento da carga tributária ameaça empregos no setor de transporte.

“Para barrar o deficit público, em vez de aumentar impostos, o governo precisa buscar novas receitas de concessões e privatizações, investir em infraestrutura e prosseguir na modernização do Estado, realizando, ainda este ano, a Reforma da Previdência”, disse em nota o presidente da CNT.

Fonte: Correio do Estado

Comentarios

Más popular

Arriba