Atenção aos relógios! Horário de verão acaba neste sábado

Populações de 10 Estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio à meia noite deste sábado.
À meia noite deste sábado (20), chega ao fim o horário de verão e as populações dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal devem de atrasar o relógio em 1h.
PUBLICIDADE:
agua glucha
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o principal objetivo da medida é a redução da demanda entre as 18h e 21h. O método visa aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão estação, reduzindo o consumo de energia.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), no horário de verão a demanda cai, em média, de 4% a 5% e poupa o País de sofrer com as consequências de uma sobrecarga na rede durante a estação mais quente do ano.
De acordo com o ONS, o País economizou R$ 162 milhões durante o horário de verão deste ano. A economia foi possível porque, com o horário diferenciado, não foi preciso adicionar mais energia de usinas termelétricas para garantir o abastecimento do país nos horários de pico.
A expectativa inicial do ONS, no início do horário de verão, era de uma economia de R$ 240 milhões em função da diminuição de geração térmica. O operador ainda não explicou porque a meta não foi atingida.
O horário brasileiro de verão é regulamentado pelo Decreto 8.112, de 30 de setembro de 2013, que revisou o Decreto nº 8.556, de 8 de setembro de 2008. Ele começa sempre no terceiro domingo do mês de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente, exceto quando coincide com o Carnaval, caso em que é transferido para o domingo seguinte. TERRA
PUBLICIDADE:
MOTEL