Associação não descarta quebra de safra da soja devido as chuvas em MS

A Aprosoja Brasil (Associação dos Produtores de Soja) anunciou que não descarta quebra de safra 2015/16 de soja em algumas regiões do País. Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia e Rio Grande do Sul, estão na lista de Estados que terão as produtividades comprometidas pelo clima.
Conforme a associação, os resultados da safra podem não corresponder as estimativas, devido ao excesso de chuvas no momento da colheita e os veranicos no desenvolvimento da safra.
Para o presidente Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, em Mato Grosso do Sul, o volume de chuvas ultrapassou os 2.500 milímetros, prejudicando a colheita.
“Sendo que o volume ideal é de 1.200 milímetros, pode ser sim que tenha quebra de safra e além de MS, em Mato Grosso também choveu mais de 2.500 milímetros, prejudicando parte da colheita. Tínhamos um cenário ideal para uma safra impecável de novos recordes, mas no momento estamos dependentes da situação climática”, alerta.
Em relação ao Rio Grande do Sul, o presidente tem a expectativa de que as chuvas diminuam para completar uma safra pujante. Já na Bahia, o cenário é de precipitações em momentos não favoráveis para a safra.
Assim como Dalpasquale, o agricultor Rui Luiz Gaio, de Correntina, Bahia, mantém o otimismo. Ele venceu no ano passado na categoria Norte/Nordeste o Desafio de Máxima Produtividade da Soja, organizado pelo Cesb (Comitê Estratégico Soja Brasil). O produtor chegou a colher 112,44 sacas por hectare na área inscrita e quer repetir o feito em 2016.
Fonte: Aprosoja MS