Aprenda uma deliciosa receita para o Ano Novo, ‘Porco a Paraguaia’

Prato fica cerca de seis horas na churrasqueira.
Carne deve estar toda desossada para o preparo.
O suinocultor Sidnei Scotton, de São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros de Campo Grande, é um especialista em uma deliciosa receita com carne suína, que pode ser uma opção diferente para a ceia de Réveillon, o “Porco à Paraguaia”. Ele é assador há mais de 20 anos e revelou ao MS Rural todos os segredos para preparar a iguaria.
Ele ensina como preparar um leitão com aproximadamente 30 quilos de carne. O primeiro passo é fazer a desossa. A carne deve estar toda desossada. Se a pessoa preferir, pode pedir para o açougueiro do local onde adquiriu o produto fazer esse procedimento.
Ingredientes:
Carne de um leitão com aproximadamente 30 quilos, totalmente desossada.
Ingredientes para temperar o leitão:
150 ml de molho de pimenta;
Sal boiadeiro ou refinado à gosto;
50 gramas de pimenta do reino preta, moída;
100 gramas de tempero amaciante para carne;
Folhas de louro;
1 copo americano de suco de limão;
1 copo americano de vinho branco seco;
2 litros de água;
Modo de preparo do tempero:
Misture todos os ingredientes até dissolver bem. Depois injete o tempero na carne.
Primeira etapa de preparo do prato
Depois de temperada, leve a carne para uma grelha. Os pedaços com couro para um lado e os com carne para o outro. A grelha deve ser amarrada para que a carne fique bem firme e para facilitar o momento em que ela será virada. Em seguida leve a grelha para a churrasqueira. O fogo deve ter sempre uma temperatura estável. As chamas não podem ser muito baixas e nem muito altas, para não queimar a carne. Na churrasqueira, o lado com a carne da grelha deve ser colocado primeiro para baixo e o com o couro para cima. O leitão vai ser assado por cerca de quatro horas. Depois desse período o suíno já pode receber o recheio.
Ingredientes para o recheio
2 quilos de mandioca cozida e amassada;
1 quilo de requeijão cremoso;
Linguiça calabresa picada em cubinhos;
500 gramas de maionese;
400 gramas ou 2 latas de milho;
400 gramas de ervilha;
1 quilo e meio de queijo mussarela;
1 quilo de batata palha;
Segunda etapa de preparo do prato
Retire a grelha da churrasqueira e abra. A carne deve estar praticamente assada. Comece então a colocar o recheio por cima da carne. Primeiro a mandioca. Cubra toda a carne, depois coloque a maionese, o requeijão, o milho, a ervilha, a calabresa e então o queijo mussarela. Sempre cobrindo toda a carne. Com a grelha aberta, leve novamente a churrasqueira. A parte do couro fica para baixo. O leitão vai ficar por mais duas horas no fogo. Retire e coloque a batata palha por cima. Sirva em seguida. G-1