Ambiental fecha pesca em todos os rios de MS no sábado

Policiais ambientais fecham a pesca em rios do MS nesta sexta – Foto: Divulgação
A partir de meia noite de amanhã (4), em todos os rios que cortam o território de Mato Grosso do Sul, inicia-se o período de defeso para a proteção da Piracema, o período reprodutivo da maioria das espécies de peixes das duas bacias do Estado (Paraná e Paraguai).

Este período se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2016, em todos os locais.

A PMA mantém a operação pré-piracema até às 8h do dia 5 de novembro, no sentido de evitar a pesca predatória, bem como evitar que as pessoas permaneçam nos rios depois de 0h do dia 5 de novembro, quando haverá o fechamento.

A partir daí, a estratégia de fiscalização mantida durante a operação pré-piracema, ocorrida durante todo o mês de outubro, com fiscalização intensificada desde setembro, será alterada, visto que não mais haverá pescadores nos rios, a não ser àqueles que poderão praticar algumas modalidades de pesca, como a pesca de subsistência e a científica, devidamente autorizada.

A estratégia de fiscalização será a que tem dado certo em todos os anos, de continuar monitorando os cardumes e cuidando deles, principalmente nos pontos em que são mais vulneráveis à pesca predatória, que são as cachoeiras e corredeiras. Em vários pontos serão montados postos fixos com policiais 24 horas.

O esquema especial de fiscalização será mantido, como nos anos anteriores, contando com todo o efetivo da PMA, que é de 369 policiais, lotados em 25 Subunidades em 18 municípios.

Com relação ao início da operação piracema, às 0h00 do dia 5, a PMA priorizará a montagem de Postos Avançados, fixos, nas principais cachoeiras e corredeiras nos rios do Estado e da União, perfazendo um total de 10 postos, no intuito de monitorar os cardumes.

Esses locais são pontos cruciais para a fiscalização, pois, quando os cardumes ali chegam, precisam que a água atinja uma vazão que lhes permita continuar a subida e, consequentemente, ficam muito vulneráveis, tornado-se presas fáceis para pescadores inescrupulosos, que retirariam facilmente grandes quantidades de peixes, fazendo uso de petrechos proibidos de malha (redes e tarrafas).

Conforme a PMA, os Postos Avançados da Cachoeira do Sossego, no rio Aquidauana, em Rochedo e do Salto do Pirapó no rio Amambai, em Amambai e no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, têm permanecido ativados durante todo o ano, desde 2009, mesmo após a abertura da pesca, no sentido de prevenção à pesca predatória, pois são pontos críticos durante todo o ano.

LOCAIS E POSTOS QUE SERÃO MONTADOS

Os postos serão montados em Cachoeira Branca, no município de Água Clara, Cachoeira do Sossego (Rio Aquidauana) em Rochedo, Cachoeira do Rio Anhanduí – Santa Rita do Pardo, Cachoeira do Serrano e do Morcego, no Rio Aquidauana, em Aquidauana, Cachoeira das Palmeiras (Rio Taquari) no município de Coxim, barra do rio Aquidauana com o Miranda, em Miranda, Parque Estadual Várzeas do Ivinhema, Jateí, Cachoeira do Salto Pirapó – Rio Amambai – em Amambai e Cachoeira do Rio Apa no município de Porto Murtinho.