Otros

Alta do dólar impulsiona exportações e reduz importações

Alta do dólar impulsiona exportações e reduz importações
Indústria de transformação exporta 15,8% da produção

A valorização do dólar ante o real e a retração do mercado interno impulsionaram as exportações e reduziram as importações da indústria de transformação brasileira. O estudo foi divulgado nesta quarta-feira (27) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O Coeficiente de Exportações Líquidas a preços correntes (sem descontar o efeito das variações de preços) aumentou de 4,1% em 2015 para 6,6% nos últimos 12 meses encerrados em maio de 2016.

SAIBA MAIS
Prévia da confiança da indústria aponta melhor nível desde o fim de 2014
Expectativa de empresários da indústria melhora pelo segundo mês seguido
Confiança da indústria cresce pelo terceiro mês consecutivo
Conforme a publicação, nos últimos 12 meses encerrados em maio deste ano, o Coeficiente de Exportação, indicador que mostra a participação das vendas externas no valor da produção da indústria de transformação, ficou em 15,8% a preços constantes (excluídos os efeitos de variações dos preços), maior do que os 14,2% registrados em 2015. O resultado refletiu no crescimento das quantidades exportadas pela indústria de transformação, explica a economista da CNI Samantha Cunha.
O estudo mostra ainda que a participação dos importados no consumo nacional caiu pelo segundo ano consecutivo. O Coeficiente de Penetração de Importações a preços constantes recuou de 17,2% em 2015 para 16,5% nos 12 meses terminados em maio deste ano. “A forte depreciação do real em 2015 – a moeda doméstica depreciou-se 28,8% em termos reais frente ao dólar, em um contexto de desaceleração da demanda doméstica, reforçou o movimento de queda da participação de importados no consumo doméstico”, avalia Samantha Cunha da CNI.

A indústria está substituindo insumos importados por nacionais. O Coeficiente de Insumos Industriais Importados a preços constantes caiu de 24,6% em 2015 para 23,6% nos 12 meses encerrados em maio deste ano. A substituição dos insumos industriais importados por nacionais é uma estratégia da indústria para reduzir os custos de produção, pois a alta do dólar encareceu as importações.

Comentarios

Más popular

Arriba