Otros

Alimentos sem lactose: conheça os mitos e verdades

Alimentos sem lactose: conheça os mitos e verdades

Para os intolerantes à proteína do leite, a única saída é recorrer aos alimentos sem lactose . No entanto, nem todo produto lácteo provoca a intolerância . Existem diversas variedades de queijos e leites, por exemplo, que podem ser consumidos por pessoas cujo organismo não aceita a substância.

São diversas as dúvidas quanto aos alimentos que podem ou não ser consumidos pelos intolerantes. Pode comer produto com baixa lactose ? E o leite de coco e de cabra? Existe alguma doença que se desenvolve para quem não consome lactose? Descubra alguns mitos e verdades sobre alimentação livre de lactose.

Todos podem comer alimentos sem lactose

Cerca de 70% dos brasileiros possuem algum tipo de intolerância aos produtos derivados do leite, de acordo com pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo. No entanto, apenas poucos demonstram os sintomas desde a infância. A maioria dos intolerantes desenvolve uma manifestação tardia, sendo que apenas 10 a 15% apresentam os sintomas mais graves.

Os alimentos sem lactose, no entanto, são para todos. Intolerantes ou pessoas que não apresentam o problema podem consumir os produtos livres de proteína do leite . Por isso, é importante conhecer algumas curiosidades sobre eles.

VERDADE: Nem todo alimento lácteo tem lactose

Os alimentos à base de leite podem ser produzidos sem lactose, através de processos que retiram a proteína do leite. No entanto, todos os leites de origem animal possuem a lactose em sua composição, inclusive o materno. É na fabricação industrial que o composto é removido. Verifique sempre os rótulos.

VERDADE: Leite de coco está liberado

Por não ser originário de animais, o leite de coco é seguro para os intolerantes. Da mesma forma, outros leites de origem vegetal podem ser consumidos, como o de arroz e o de soja.

MITO: Lactose não causa alergia respiratória infantil

Alergia a lactose não existe. Os alimentos sem lactose garantem que não haja intolerância ou reações alérgicas por serem livres da proteína do leite, a verdadeira causadora da alergia. Apesar de relacionadas, a lactose e a proteína são substâncias diferentes.

Dieta sem lactose pode exigir suplementação

Uma pesquisa da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, descobriu que o cálcio é fundamental para manutenção do peso e controle da pressão arterial. No entanto, os alimentos sem lactose não estão livres apenas desta substância, mas também do cálcio.

Por isso, muitas pessoas com intolerância à proteína do leite precisam adequar sua com a suplementação de cálcio. Iogurtes e leites de soja costumam ser a opção mais adequada, mas também existem outros alimentos sem lactose, de origem vegetal, que podem ajudar, como brócolis e espinafre.

MITO: Iogurtes com baixo teor de lactose são recomendáveis para intolerantes

Nos iogurtes com redução de lactose, o nível da substância continua sendo perigoso para quem é intolerante. O ideal é conhecer bem as quantidades adequadas para cada organismo e dar preferência aos produtos zero lactose. Se tiver intolerância, escolha o iogurte à base de soja.

MITO: Nenhum alimento lácteo pode ser consumido por quem tem intolerância

Cada pessoa possui um nível de intolerância diferente. Por isso, apenas o médico pode determinar a quantidade de proteína do leite que é possível ingerir em cada caso. Como os sintomas variam entre os intolerantes, uma parte deles pode consumir alimentos lácteos com baixo teor de lactose, como queijos, manteiga e iogurtes.

Comentarios

Más popular

Arriba