Alimentação saudável não é dieta

Tem muita gente que acha que alimentação saudável é dieta, mas dieta é restrição alimentar, enquanto a alimentação saudável é a diversidade. Alimentação é mais que ingestão de nutrientes, ela diz respeito à ingestão de nutrientes, como também aos alimentos que contêm e fornecem os nutrientes, a como alimentos são combinados entre si e preparados, a características do modo de comer e às dimensões culturais e sociais.

Constantemente, a publicidade tende a enfatizar dietas com promessa de efeitos milagrosos no corpo e na saúde, induzindo modismos e padrões de comportamento alimentar não usuais que muitas vezes podem causar riscos à saúde. Algumas vezes, não se observa que as informações divulgadas pela mídia utilizam estratégias persuasivas para a compra de um produto ou adoção de uma “dieta” que não necessariamente é saudável.

Essas “dietas da moda”, ao contrário da alimentação saudável, prometem redução de peso rápida e sem sacrifícios, são dissociadas dos diversos determinantes da saúde e da nutrição, e constituem padrões de comportamento alimentar não usuais. Seu sucesso é atribuído especialmente à motivação inicial das pessoas pelo contato com algo novo, além da promessa de resultados rápidos. Entretanto, a adesão à dieta é temporária, sendo usualmente abandonada em poucas semanas, uma vez que as mudanças propostas não condizem com os hábitos e o cotidiano do indivíduo.

De forma geral, além de não possuírem embasamento científico, essas dietas criam expectativas irreais relacionadas à velocidade e à quantidade de peso perdida. E no mais, podem causar deficiências nutricionais e potenciais riscos à saúde, se conduzidas por um longo período.

Contudo, uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz organismo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Mas, infelizmente muitos ainda se preocupam mais com a estética do que com a saúde e é onde está os maiores índices de desequilíbrio alimentar. Não adianta ter o corpo que deseja se o que você come não é tudo que seu corpo precisa para uma vida saudável, não é mesmo? E é aí que se forma a grande confusão: a alimentação saudável não está relacionada a nenhuma dieta e sim no fato de manter o peso ideal. Mas claro que, se você está acima do peso, é possível sim fazer uma reeducação alimentar sem deixar de lado a saúde.

No mais, a chave para um emagrecimento saudável, é fazer da reeducação alimentar um estilo de vida. Dietas costumam estipular prazo de validade e com a reeducação alimentar não é assim. Quando alguém inicia com o processo, o intuito não é somente emagrecer, e sim melhorar a qualidade de vida. A reeducação é um hábito que se cria na rotina e torna-se um estilo de vida a ser seguido. Pense nisso!
D.NEWS