AgRural eleva previsão de safra de soja 17/18 do Brasil, corta a de milho

AgRural eleva previsão de safra de soja 17/18 do Brasil, corta a de milho

A área total plantada com soja no Brasil foi estimada pela AgRural em 34,8 milhões de hectares
A consultoria AgRural elevou nesta sexta-feira sua projeção para a safra de soja 2017/18 do Brasil para 112,9 milhões de toneladas, ante 110,2 milhões de toneladas previstas há um mês e 114,1 milhões de toneladas em 2016/17. “A estimativa de produção de 112,9 milhões de toneladas é um retrato do atual momento da safra, que por enquanto se desenvolve sob condições favoráveis de clima em todo o país”, afirmou a consultoria, em nota.

A alta na produção, segundo a AgRural, se deve à troca da metodologia usada, que agora baseia-se em uma estimativa por Estado, somada a um leve ajuste na área de plantio. A área total plantada com soja no Brasil foi estimada pela AgRural em 34,8 milhões de hectares, alta de 108 mil hectares ante a estimativa passada.

A consultoria também revisou a produtividade média para 54,1 sacas por hectare, ante projeção anterior de 53 sacas por hectare. O rendimento, no entanto, ainda deve sofrer alterações, informou a AgRural. “A produtividade ainda está em aberto, pois depende de como o clima se comportará nos próximos meses, durante as fases reprodutivas das lavouras”, disse a consultoria.

MILHO

No caso do milho de primeira safra, o chamado “verão”, a AgRural cortou sua estimativa de produção para 19,7 milhões de toneladas no centro-sul do Brasil, ante 21,2 milhões de toneladas na previsão anterior. “A redução da produção em relação à estimativa do mês passado deve-se principalmente à substituição da linha de tendência de produtividade (121,2 sacas por hectare) por estimativas de produtividade baseadas nas condições de desenvolvimento das lavouras”, disse a consultoria.

Com a nova projeção, a queda na comparação com a produção da safra 2016/17 alcança 21 por cento. A produtividade média foi projetada em 116,7 sacas por hectare. O tempo seco e quente no mês de setembro também influenciou as expectativas para a safra, uma vez que “comprometeu o potencial produtivo de parte das lavouras do sul do país”, segundo a AgRural. A área de plantio foi estimada em 2,8 milhões de hectares, queda de 16,2 por cento na comparação com a safra passada, uma vez que muitos produtores optaram por plantar soja em vez do grão.

PLANTIO

O plantio da soja 2017/18 no Brasil alcançou 96 por cento da área total até quinta-feira, ante 92 por cento na semana anterior, 95 por cento há um ano e 93 por cento na média histórica, disse a AgRural, que acrescentou que os trabalhos avançam sem grandes problemas. No caso do milho “verão”, o plantio alcançou 95 por cento da área do Centro-Sul do país, um avanço de seis pontos percentuais ante a semana passada. Há um ano, estava em 96 por cento. A média para o período é de 86 por cento.

Fonte: Agrolink