Otros

Agosto incomum: não chove tanto desde 2009, segundo meteorologia

Agosto, que é sempre tempo de secura, conhecido pelo balde d’água dentro de casa, pela a roupa seca ‘em cinco minutos’ , surpreendeu os sul-mato-grossenses neste ano. O mês teve muita chuva. Dados parciais disponibilizados nesta terça-feira (30) pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) apontam que é o agosto mais chuvoso desde 2009.

De 1º a 30 de agosto já choveu 1.461,6mm em Mato Grosso do Sul, nas 27 cidades monitorados pelo Cemtec/MS, segundo o geógrafo e assessor técnico Carlos Eduardo Borges Daniel. Sete Quedas foi a cidade que mais choveu no Estado, 233mm.

SAIBA MAIS
Terça começa com nevoeiro; será que vai esfriar mais? Confira na previsão
Agosto termina instável no Centro-Oeste
Dia chuvoso impõe operação por instrumentos no Aeroporto da Capital
O guarda-chuva, realmente, foi o companheiro dos sul-mato-grossenses, uma vez que o índice ficou 246% maior que o do ano passado, de 421,8mm. E o maior desde 2009, ano do maior registro de chuva em Mato Grosso do Sul, 1.859mm. Em 2010 choveu 51,2mm no Estado, e 2013 foi o ano que menos choveu, apenas 46mm.
Em Campo Grande, apenas de ontem para hoje já choveu 16mm, o que totalizou 54,8mm no acumulado do mês. Em agosto do ano passado foi apenas 8,6mm de chuva na cidade, e em 2013 e 2010 nem um ‘pingo d´água’ na Capital.

A chuva desta segunda e terça-feira é explicada por três sistemas que atuam em Mato Grosso do Sul. “Uma frente fria estacionaria, associada a cavado altitude, trouxe áreas de instabilidades, que deixa o tempo nublado em todo o Estado, diminuindo as temperaturas”, explicou a mestre de Meteorologia, que trabalha no Cemtec/MS, Franciane Rodrigues.

A previsão que a chuva vai embora amanhã. Na quinta-feira (1º) com entrada do ar seco e estável, o sol aparece entre poucas nuvens no Estado. O amanhecer vai ser frio e tarde aquece. A quinta começa com 11ºC e a tarde pode bater 34ºC. A chuva pode voltar no sábado (03), segundo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Comentarios

Más popular

Arriba