Emagrecer ou perder peso?

Emagrecer ou perder peso?

Poucos sabem, mas emagrecer e perder peso são coisas distintas. O primeiro é resultado da eliminação de gordura corporal, e o segundo significa diminuir quilos na balança. Diante disso hoje há uma proliferação de fórmulas mágicas para diminuir o peso na balança esta cada vez maior.

São vários tipos de dietas que excluem determinados grupos alimentares, restritivas, ou até mesmo o uso de shakes, sem acompanhamento de profissionais médicos e nutricionistas. Os resultados são sérios prejuízos à saúde e carências de vitaminas e perda de massa magra (músculos), pois quando se opta por dietas mirabolantes, o que o ocorre no organismo é a perda a massa magra e líquidos, importantes não somente para as funções básicas do organismo, mas para acelerar o metabolismo.

Em conseqüência disso, quando a perda de peso vem acompanhada da redução de massa magra acontece também a redução do metabolismo, o que torna cada vez mais difícil o emagrecimento e manutenção disso a longo prazo. Assim entendemos o famoso efeito “sanfona” que acontece em muitos indivíduos adeptos a essas práticas, pois quando o corpo perde peso, é possível ver diferenças grandes logo nos primeiros dias, estagnando ou aumentando depois. Já no emagrecimento, a diminuição na balança ocorre gradualmente, não sendo de forma tão rápida quanto na perda de peso, porém, muito mais eficaz, já que faz com que o corpo tenha redução de tecido adiposo e aumento de massa magra.

Assim temos a compreensão, que acompanhar a redução do peso, apenas pelo número indicado na balança, não é o melhor método para avaliação do sucesso do tratamento para emagrecimento. O ganho de massa muscular pode mascarar a perda dos quilos em excesso. No mais, para saber se está emagrecendo ou somente perdendo peso é importante avaliar a porcentagem de gordura corporal. Uma avaliação específica de porcentagem de gordura e de massa magra é feita pelo nutricionista ou pelo educador físico.

A principal questão! Como emagrecer de verdade, eliminar gordura sem perder massa muscular? Não tenho dúvidas sobre a resposta: a única fórmula certa para emagrecer, principalmente de maneira saudável, é alimentar-se de maneira balanceada, fazer exercícios físicos, beber água corretamente e ter boas noites de sono. Todas as outras dietas, que prometem perda de peso em tempo recorde, são prejudiciais à saúde e podem mascarar um ganho de gordura corporal e diminuição na capacidade de emagrecer.