5 lugares no Brasil para conhecer durante a crise

Em tempos de crise, viajar se torna um luxo para a maioria das pessoas. Passagem aérea, hotel, comida, reserva de carro… todo gasto se torna enorme dentro do orçamento apertado. Mas com planejamento e escolha do destino certo, é possível dar aquela escapada da rotina ou então aproveitar alguns dias das férias longe de casa. Afinal, para muitos, viajar é necessário independente do momento financeiro.
E opções é o que não faltam no nosso país para atender aos mais diferentes tipos de bolsos. Hoje, nós separamos cinco lugares que não são muito “badalados”, mas que merecem ser conhecidos. Destinos que podem ser aproveitados num fim de semana ou então por vários dias. Depende da sua necessidade – e do seu orçamento.
Picinguaba (SP)

Picinguaba, em tupi-guarani significa “reduto de Peixes”, criada em meados do século XVIII, local que fascina entre o mar e a montanha, com gaivotas e coloridas canoas.
Praia tranquila de areias claras, águas verdes e calmas, abriga uma colônia tradicional de Pescadores e é tombada pelo Patrimônio Histórico. Há também muitas casas de veraneio.
Podemos destacar alguns passeios e pontos turísticos de Picinguaba como a Pedra da Tartaruga, os passeios de barco às ilhas: Comprida, Carapuça e Couves, além de pesca, trilhas na floresta e mergulho. Existem também bares na praia, alguns com melhor estrutura, mas para se conseguir passear a vontade, é preciso levar repelente.
Teresópolis (RJ)

Um dos destinos de inverno preferidos dos cariocas, Teresópolis reúne estilos variados de turistas. Casais chegam em busca dos cenários românticos proporcionados pelas pousadas e restaurantes charmosos – incrementados por lareiras, cozinhas de primeira e bons vinhos.
Já as famílias curtem as compras na tradicional feirinha de artesanato, enquanto os aventureiros fazem a festa no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A reserva abriga o principal cartão-postal da região, o pico Dedo de Deus, a 1.692 metros de altitude.
Penha (SC)

A cidade de Penha é o cenário ideal para momentos de lazer, diversão e descanso. Localizada no litoral norte de Santa Catarina, conta com 19 belíssimas praias – o maior número do estado – e concentra o maior parque multitemático da América Latina – o Beto Carrero World, um mundo mágico de entretenimento.
Outro destaque fica por conta da gastronomia típica a base de frutos do mar. A cidade é uma das principais criadoras de mariscos do país e seus restaurantes apresentam pratos saborosos e diferenciados.
Brotas (SP)

Hoje, Brotas vive ares de Estância Turística e é um dos destinos mais procurados pelos turistas no estado de São Paulo. A natureza exuberante e as várias opções de lazer faz Brotas atrair cada vez mais pessoas em busca diversão e descanso.
Se a vontade é apenas conhecer cachoeiras e repousar em local repleto de verde e calmaria praticando o ecoturismo, Brotas é o lugar certo, mas se a vontade é expulsar o stress do dia a dia em atividades de turismo de aventura, esse é o local ideal. E o melhor, Brotas atende a todos os perfis de turistas, sejam os casais, famílias e grupos de amigos.
Capitólio (MG)

Quem disse que em Minas não tem mar? Em Capitólio, a represa de Furnas brindou a região com gigantescos lagos de água verde-esmeralda – uma verdadeira praia para quem está a 600 quilômetros do litoral.
O cenário é emoldurado, ainda, por cânions que chegam a 20 metros de altura, além de grutas e cachoeiras – a da Lagoa Azul é o cartão-postal. Para apreciar o conjunto, a melhor opção é fazer um passeio típico de um balneário: à bordo de lancha ou chalana.