4 motivos para nunca mais jogar o caroço do abacate fora

4 motivos para nunca mais jogar o caroço do abacate fora

Essa semente pode ser usada na cozinha, para cuidar da pele e até mesmo para tingir tecidos

O abacate é muito rico em vitaminas, minerais, fibras e gorduras boas, as quais ajudam a regular o colesterol e diminuir os níveis de triglicerídeos. Dessa forma, essa fruta não apenas supre parte das nossas necessidades nutricionais diárias, mas também atua na proteção contra doenças cardiovasculares.

Como se isso tudo não bastasse, você ainda pode aproveitar o caroço do abacate de várias formas interessantes, como estas que apresentamos a seguir:

1. Ele pode virar um esfoliante facial

Raspe bem o caroço, lave-o com água para remover qualquer vestígio da polpa e deixe-o secar ao sol por 3 a 5 dias. Depois, corte-o em pedaços menores e bata os fragmentos no liquidificador até obter um pó.

Esse pó pode ser adicionado a uma máscara facial caseira com ou sem abacate, ou mesmo a uma máscara comprada pronta, transformando-a em um esfoliante para o rosto. Massageie a pele suavemente com a mistura para remover as células mortas e enxágue bem.

2. O caroço pode virar um abacateiro

Se você tiver espaço em sua casa, aproveite o caroço do abacate para produzir sua própria muda – algo especialmente interessante para quem tem crianças ou gosta de praticar jardinagem. Para isso, espete três palitos no caroço e deixe-o sobre a boca de um copo com água, de forma que apenas metade da semente fique mergulhada.

Deixe o copo próximo a uma janela e aguarde de duas a quatro semanas até o caroço começar a brotar, trocando a água a cada sete dias (e cuidando para que ela não vire um repositório de larvas do mosquito da dengue).

Aguarde até que o broto tenha de 10 a 20 centímetros (cerca de dois meses) e plante-o em um vaso com terra. Quando a muda estiver grande demais para o recipiente, você pode plantá-la diretamente no solo.

3. O caroço e as cascas do abacate podem virar tinta para tecido

Se você gosta de fazer atividades artesanais, uma boa forma de aproveitar o caroço e as cascas do abacate é utilizá-los para tingir tecidos – e a surpresa é que eles não vão deixar uma cor verde, mas sim tons de cor-de-rosa.

Para fazer sua tintura, corte o caroço e as cascas em pedaços menores e coloque-os para ferver em uma panela com água por cerca de uma hora. Retire os fragmentos do abacate com cuidado para não se queimar.

Em seguida, mergulhe os tecidos e peças a serem tingidas na panela e acenda o fogo novamente. Se você desejar um tom de rosa bem claro, será necessário ferver por apenas 5 minutos, enxaguando as peças logo em seguida. Para obter tonalidades mais intensas, ferva por uma hora e deixe o tecido de molho durante a noite.

Leia também: 13 dicas para enganar a fome de maneira saudável

Lembre-se de que o resultado depende da quantidade de caroço e cascas que você usar, do tempo de fervura e de molho e também do tipo de tecido. Dessa forma, é aconselhável fazer um teste antes de mergulhar sua blusa preferida na tintura caseira.

4. Ele evita o escurecimento do abacate e do guacamole

Se você só vai utilizar metade de um abacate, guarde a outra ainda com o caroço, pois ele ajuda a evitar que ela oxide e escureça. A mesma coisa pode ser feita com o guacamole: nesse caso, você pode colocar o caroço junto com o creme em um recipiente bem fechado.

Porém, vale lembrar que o poder do caroço só funciona nas regiões próximas a ele. Assim, é preciso consumir o abacate em pouco tempo ou, então, combinar esse truque com outras dicas, como cobrir a polpa da fruta com uma camada de azeite de oliva ou adicionar suco de limão ao guacamole.

Cobrir a superfície da fruta e do aperitivo com plástico de cozinha também é uma boa alternativa, pois assim você reduz o contato com o ar e evita a oxidação.

Abacate engorda?

O abacate do tipo manteiga tem um valor calórico alto, com cerca de 180 calorias em uma porção de 100 gramas (o que significa que uma unidade média pode passar das 700 calorias). Isso, porém, não quer dizer que ele deva ser banido da dieta de quem deseja emagrecer.

Por conter muitas fibras e gorduras boas, essa fruta é excelente para conferir sensação de saciedade prolongada, evitando que você coma besteiras. Além disso, ela regula os níveis de glicose no sangue e evita o pico de insulina, que dá ainda mais fome e favorece o acúmulo de gordura na barriga.

Dessa forma, o segredo é ter um consumo moderado e combinar o abacate com outros alimentos e ingredientes menos calóricos. O guacamole, por exemplo, pode ser consumido com saladas em vez de nachos. Já no caso da vitamina, você pode prepará-la com leite desnatado e açúcar mascavo, mel orgânico ou adoçante, substituindo o leite condensado. Assim, você aproveita os benefícios da fruta de uma forma muito mais saudável.