Brasil

Produção de soja no Estado tem aumento de quase 10% em 2016

Produção de soja no Estado tem aumento de quase 10% em 2016

O ano de 2016 foi positivo para a agricultura de Mato Grosso do Sul. A produção agrícola estadual de soja teve crescimento de 9,21%, na comparação com 2015. Entre os principais produtos exportados pelo agronegócio sul-mato-grossense está o complexo soja, que ficou na dianteira das comercializações externas após ser responsável por 34,54% das vendas internacionais.

Os números foram apresentados em coletiva de imprensa promovida pelo Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS) na sexta-feira (2), na sede da entidade.

Para o presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto, os números apontam para a força do agronegócio estadual. “Temos uma agricultura pujante que, diante de desafios e instabilidades climáticas, se destaca e cresce a cada ano”, afirmou.

Ranking de produção

Devido aos números positivos, Mato Grosso do Sul ocupa a 5ª posição no ranking nacional de produção de soja em grão e o 6º lugar em exportação, o que conferiu ao estado participação de 7,6% na produção brasileira de soja neste ano.

Em relação ao milho, em 2016 o estado passou a ocupar posições de ainda mais destaque, ficando em 4º lugar na produção do grão e em 3º lugar nas exportações brasileiras. Com isso, a participação de Mato Grosso do Sul na produção nacional foi de 9,4% em 2016.

Já o VBP (Valor Bruto de Produção) da agropecuária em Mato Grosso do Sul deve atingir R$ 26,1 bilhões em 2017, segundo previsão da Famasul. O resultado projetado é cerca de 1% maior que o patamar de 2016, quando a renda do setor atingiu R$ 25,9 bilhões.

Fonte: Dourados News

EXPO YERBA MATE.
PUBLICIDADE:
expo-moto

Comentarios

Más popular

Arriba